O espaço aéreo de Caxias do Sul estava movimento na manhã desta quarta-feira (12), em decorrência de um teste de um novo procedimento para diminuir o problema de cancelamentos de voos devido a forte neblina que atinge constantemente o Aeroporto Hugo Cantergiani. A partir disso, foi comprovado que o sistema pode ser implementado ainda nesta semana.
Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) foi responsável pela realização de testes. O procedimento RNP AR-15 é uma ferramenta que auxilia os pilotos na hora de pousar em dias de pouca visibilidade. O diretor do Aeroporto, Cleberson Babetzki, explica um pouco mais de como foram as atividades.
O diretor também destaca qual é o equipamento que existe atualmente no Aeroporto e explica, com mais detalhes, como o novo procedimento será útil para diminuir o número de voos cancelados ou que não conseguem pousar em Caxias nos dias de neblina.
Com o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, muitas operações foram deslocadas para o terminal caxiense. Na comparação mensal, em maio de 2023, foram realizadas 350 operações, contra 1.470 ocorridas em maio de 2024. Desta forma, o equipamento será essencial para aprimorar os serviços do Aeroporto Hugo Cantergiani.