Em matéria publicada pela Rádio Caxias, em 13 de março de 2024, a diretora de marketing da Soama, Natasha Valenti, disse que há 25 anos o Município convive com a negligência de alguns tutores que, sem nenhum remorso, descartam esses animais em vias públicas. Na opinião dela, principalmente, por conta da certeza da impunidade, uma vez que os órgãos competentes nada fariam para coibir a prática delituosa.
Contudo, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul (Semma), pondera que o Município precisou assumir a chácara, sob os cuidados da Soama, tendo em vista diversos problemas ocorridos. Além disso, segundo a Semma existiam no local, na época, em torno de 1,8 mil animais, parte deles, acorrentados. Atualmente, a assessoria de imprensa garante que o Canil Municipal tem, apenas, cerca de 440 animais e que recebem os cuidados necessários, a exemplo de ração adequada para cada faixa etária e medicação. Ainda assim, a Semma admite que o local tem limitação de espaço, ou seja, não sendo capaz de comportar todos os animais abandonados em Caxias.
Natasha também questionou, na ocasião, a demora da Prefeitura em criar um espaço voltado para o acolhimento desses animais. Ela considerava controverso o fato da Administração Pública falar em super lotação do Canil Municipal, mesmo estando muito abaixo da lotação registrada no passado, quando o espaço era gerido por ONGs. Neste sentido, a assessoria de imprensa não desmente a informação dada por Natasha, contudo, informa que estaria dentro do limite de lotação máxima, diferente do que acontecia no passado. Além disso, atualmente, estes animais contariam com a assistência veterinária adequada e a Semma garante que o local passa por constante fiscalização. E que eventuais ocorrências têm sido devidamente formalizadas junto à secretaria.
Quanto ao suposto fato de existir superlotação no Canil Municipal, a Semma pondera que existe uma licitação, em andamento, com investimento de R$ 8 milhões para a construção do Centro Municipal de Proteção Animal e que deverá sanar o problema.