Multas elevadas e parquímetros sem funcionamento são as causas de queixas dos condutores que circulam pela área central de Caxias do Sul. Administrado pela concessionária Rek Parking e pela fiscalização da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), os equipamentos gerenciam as vagas do Estacionamento Rotativo Regulamentado (ERR) e são divididas nas áreas Azul, Verde e Branca. Atualmente, a concessionária conta com um aplicativo para pagamentos, porém nem todos os condutores possuem facilidade de utilização.
O condutor, Rene Carlos Begatini de 62 anos, relata que o problema é recorrente, de forma que ao tentar utilizar o equipamento, presenciou diversas vezes os mesmos estragados e esta semana foi surpreendido com uma multa. De acordo com Begatini, a prestação de serviços não ocorre de forma adequada.
Procurada pela Rádio Caxias, o gerente de Estacionamento Rotativo Regulamentado (ERR) da Secretária de Trânsito, Rodrigo Tolves, ressalta que a fiscalização dos equipamentos ocorre em tempo real, de forma que a legislação garante que se o parquímetro está fora de funcionamento a multa deve ser cancelada.
No entanto, segundo o condutor Rene Begatini, não foi isso que aconteceu e mesmo procurando a sede da Rek Parking precisou efetuar o pagamento da multa.
A reportagem procurou a concessionária Rek Parking, que por meio de nota salientou que os parquímetros instalados em Caixas do Sul “são os mais modernos existentes no mercado”. Ainda de acordo com eles, “devido aos vários dias consecutivos de chuvas, muitas dessas baterias não recarregaram, sendo trocadas por outras sobressalentes”, afirma a empresa.
A Rek Parking também salientou que disponibiliza à população o telefone 0800 644 1690 para ajuda imediata, além de outras formas para emissão do tíquete, como o aplicativo Rek Pay e lojas parceiras. A nota completa você confere no site da Rádio Caxias.