O aniversário do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Caxias do Sul é neste sábado (24). Para comemorar a data a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), realiza uma jornada acadêmica nesta sexta-feira (23). O evento é voltado para servidores do SAMU, estudantes da universidade e bombeiros.
Dentre os temas abordados em oficinas e palestras estão inclusos os desafios na segurança do paciente, funcionamento da motolância e técnicas de salvamento veicular. A médica reguladora do Samu e integrante do Núcleo de Educação em Urgências do seviço (NEU), Marluce Fanton, esclarece o motivo do evento e as escolhas dos temas.
O enfermeiro e integrante do NEU, Claudio Bernardi Neto, ressalta a importância do SAMU para o município ao longo dessas duas décadas.
Em entrevista para a Rádio Caxias o enfermeiro reforçou a relevância da presença dos alunos da Universidade, como forma de incentivo na busca de conhecimento na área de urgência e emergência para os futuros profissionais.
Também terá atividades para áreas como Suporte Básico de Vida, Eletrocardiograma e aplicação da técnica de ultrassonografia. Além de uma homenagem aos servidores que participaram e participam da fundação do SAMU.
A jornada acadêmica acontece na UCS das 8h30 até às 17h30. Apesar das mais de 100 vagas presenciais já estarem preenchidas, quem tiver interesse pode conferir a programação completa e acompanhar o evento de forma online pelo link disponível no site da emissora.
Link para acompanhar a jornada:
Programação:
8h30 – Os 20 anos do SAMU Caxias do Sul.
Palestrante: Dr. Fábio Maranha Baldisserotto (SAMU de Caxias do Sul)
9h – Os desafios na segurança do paciente no Atendimento Pré-Hospitalar (APH).
Palestrantes: enfermeira Rosmeri de Almeida (SAMU de Caxias) e grupo de trabalho.
10h – Funcionamento e desafios do Grupamento de Motolância (GMAU) do SAMU Caxias do Sul.
Palestrantes: técnicos em enfermagem Solismar Kegler e Luciano Plínio Moraes (SAMU de Caxias)
10h30 – A implantação e os desafios do Suporte Intermediário de Vida (SIV) no Brasil e a nova lei do APH.
Palestrante: Marisa Malvestio (enfermeira com pós-doutorado, doutorado e mestrado pela EEUSP, Coordenação do NEP SAMU SP, Consultor Técnico 2009 a 2018 do Ministério da Saúde e 36 anos de experiência em APH)
11h30 – O futuro do resgate aeromédico no Brasil – O rumo do atendimento aeromédico no Brasil e suas particularidades.
Palestrante: Junia Sueoka (Comando de Aviação da Polícia Militar de SP – CavPM, médica aeronavegante do CavPM, médica reguladora e intervencionista do GRAU Resgate, autora dos livros APH Resgate Emergência e Trauma e Transporte e Resgate Aeromédico)
12h30 às 13h30 – Intervalo
13h30 – Técnicas de salvamento veicular.
Palestrante: 1º Tenente Juliano Soares Napp, comandante do 1° Pelotão de Bombeiro Militar em Gramado.
14h20 – Oficina de salvamento veicular (simulado) – área externa (OBS: horário pode ser alterado conforme condição climática)
Com equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros Militar
15h – O uso do Pocus (técnica com ultrassom) na parada cardiorrespiratória
Palestrante: Dr Juliano Lima, médico emergencista do HPS Porto Alegre, idealizador do Protocolo LIMAS de pocus na PCR, Choque e IRpA
15h40 – O atendimento pré-hospitalar nos EUA: como é a formação do paramédico junto aos bombeiros nos EUA e um passeio pela estação de Bombeiros de Miami Dade.
Palestrante: Cap. Eddy Pacheco, capitão estação 7 Miami-Dade Fire Rescue EUA
16h30 – Ultrassom for nursing: aplicabilidade do ultrassom à beira do leito por enfermeiros no APH.
Palestrante: Enf. Wesley Pinto, mestre em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente (UNIFOA), oficial enfermeiro do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Ultrassonografia point of care da USP Ribeirão Preto, organizador e autor do livro Enfermagem no Trauma: atendimento pré e intra-hospitalar, autor do ebook Restrição de Movimentos da Coluna.
17h às 17h30 – Encerramento com homenagem aos servidores ativos e que iniciaram o SAMU em Caxias do Sul.