Desde o início das fortes chuvas em Caxias do Sul a população vem sofrendo com a falta de abastecimento de água por conta dos estragos em grande parte das adutoras do Samae, no entanto, nesta sexta-feira (17), a empresa traz uma boa notícia: a rede Marrecas, a que estava apresentando mais problemas nos últimos dias, está com o fornecimento normalizado.
Além disso, o Samae divulgou que iniciou os serviços visando a implantação de uma rede adutora de 600 milímetros de diâmetro, na Rota do Sol (área de domínio), no lado oposto a área afetada pelos deslizamentos, visando garantir o abastecimento dos bairros abrangidos pelo Sistema Marrecas, além disso, estão sendo realizados ações para mitigar os efeitos da instabilidade do talude (barranco) como a colocação de rachões.
Outra ação que a autarquia adotará, a médio e longo prazo, será a realização de uma obra de implantação de uma nova rede adutora de 600 milímetros que interligará os Sistemas Marrecas e Faxinal. Além disso, o Samae está implantando uma rede de monitoramento, em tempo real, para acompanhar o movimento de ruptura da área e a evolução do terreno. Esse monitoramento também servirá para maior segurança dos técnicos e dos servidores que estão trabalhando no local.