Veranópolis está entre os municípios mais afetados pelo desastre climático que atinge a região e contabiliza 5 óbitos em decorrência de deslizamentos. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DENIT) a reconstrução da BR-470, que possui mais de 24 quilômetros em extensão de destruição, pode apresentar um custo de aproximadamente R$500 milhões para ser restabelecida.
Conforme o sub-prefeito de Veranópolis, Valdemar de Carli, a maior urgência está na reconstrução dos acessos, dado que o distrito está ilhado frente as demais vias e a alternativa que teria por Cotiporã também apresenta obstruções de fluxo. Ele salienta que a total recuperação pode levar anos para ser concluída, o que ocasiona em impactos significativos não apenas para o município mas para toda região.
Em visita a Veranópolis, o Ministro de Estado dos Transportes, Renan Filho, evidenciou os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Governo Federal para agilizar a liberação da rodovia. Equipes trabalham na retirada de todo entulho e terra dos desmoronamentos no local, sem previsão de conclusão.
Ainda segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), existe a busca por alternativas com a construção de viadutos a fim de evitar novos transtornos em decorrências de eventos climáticos. No momento, o Departamento realiza projetos como a topografia com drones da Serra Gaúcha para identificar está possibilidade.