Os procedimentos ocorrem diante de denúncias e contam com a utilização tecnológica e com o apoio das autoridades policiais, em operações de inspeção. A Rio Grande Energia (RGE) promove ainda programas de regularização voltadas para loteamentos em condições de risco diante das irregularidades, por meio de parceria com a Prefeitura que define as ruas onde possa ocorrer as regularizações.
Por meio do programa Eficiência Energética, ocorre a doação de postes para os consumidores em situação de vulnerabilidade social. Somente no ano passado a RGE recuperou cerca de 24.000 Megawatts (MWh) desviados ilegalmente. A empresa aumentou em 20,4% a quantidade de energia recuperada em relação a 2022. No município, foram regularizadas 412 residências.
Conforme o consultor de Negócios da RGE, Rafael Dala Brida, o programa de regularização promove segurança aos consumidores além da comprovação por meio da conta que passa a estar no nome do residente.
Ao todo 6.171 instalações foram regularizadas no ano passado, em todo o Estado. O furto de energia é crime e pode promover instabilidades no fornecimento de energia, pois ligações clandestinas sobrecarregam a rede e deixam o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções.
Quem cometer a irregularidade terá cobrado o valor retroativo referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo CPFL Energia ou pelo site cpfl.com.br/fraude.