Ainda no fim do mês de agosto foi publicado o credenciamento para empresas interessadas em prestar serviços funerários em Caxias do Sul. O edital deve ser finalizado e as empresas candidatas serem conhecidas no dia 15 de outubro. O valor da outorga, ou seja, a autorização para exploração de serviços, é de 1,7 milhão. Ao ser fechado, o contrato tem validade de 10 anos, podendo ser prorrogado por mais 10.
Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) quatro empresas já demonstraram interesse nas concessões. Segundo o titular da pasta, Daniel Caravantes, o principal objetivo está em não monopolizar a prestação de tais serviços e poder oferecer opções de valores para a população.
O secretário aponta quais são os planos com o valor de outorga que deve ser pago ao município e relata ideias para facilitar o acesso da comunidade com esses serviços. Caravantes cita a possibilidade também de centralizar demandas para apoiar as famílias em momentos delicados como o da morte.
A outorga também teve redução, anteriormente o valor era previsto em R$ 3,4 milhões. Após audiência pública o valor solicitado para as empresas reduziu cerca de 50%, fechando no valor de R$ 1,7 milhão.
2 comentários
Após décadas do serviço prestado por somente um grupo, finalmente, saiu a decisão de acabar com o monopólio. Algo que deveria ter ocorrido a muito tempo atrás. Resta fiscalizar para ver se realmente a inclusão de novos concorrentes irá acarretar em redução dos valores dos serviços e mais qualidade no mesmo.
Isso serve que não vai mais ser só a formolo que vai cuidar pq pensava numa empresa sem coraçao só querem cobrar e cobrar tem que tirar essa empresa dos cemitérios.