O presidente em exercício do Simplás, Orlando Marin, defendeu a necessidade urgente de uma reforma tributária que simplifique o sistema atual e melhore a distribuição de recursos no Brasil. Segundo Marin, a complexidade do sistema tributário e a falta de entendimento entre estados, municípios e a União resultam em uma carga tributária elevada, prejudicando a competitividade do país no cenário mundial.
Caxias do Sul/RS. A reforma tributária no Brasil tem gerado preocupações significativas entre os cidadãos e empresários, especialmente, em Caxias do Sul. A complexidade do sistema tributário brasileiro é um problema antigo, com estados e municípios, frequentemente, em desacordo com a União. Atualmente, apenas 17% dos impostos arrecadados em Caxias do Sul permanecem na cidade, o que limita investimentos em áreas essenciais como educação e saúde. Foi o que disse em entrevista para a Rádio Caxias o presidente em exercício do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), Orlando Marin.
Segundo Marin, se uma maior parcela dos impostos ficasse na cidade, seria possível oferecer serviços gratuitos de qualidade para todos os moradores. No entanto, ele adverte que a maior parte dos recursos arrecadados é destinada ao governo federal e estadual, sem transparência sobre sua utilização.O representante do Simplás exemplifica citando o caso da indústria, que já representou 30% do PIB brasileiro, há 20 anos; e hoje, contribui com menos de 12%, mas ainda é responsável por 48% da arrecadação de impostos no país.
Conforme o presidente do Simplás, a expectativa inicial de que a reforma tributária reduziria a carga tributária não se concretizou. Pelo contrário, “a reforma parece ter sido desvirtuada, servindo como um instrumento para aumentar a arrecadação federal”, lamentou Marin. O dirigente acrescenta que essa situação torna as empresas menos produtivas e sobrecarrega os consumidores com altos impostos sobre os produtos. Além disso, na opinião de Marin, a elevada carga tributária compromete a competitividade do Brasil no cenário mundial, afetando negativamente a economia e a qualidade de vida da população.
Ainda na opinião do presidente do Simplás, o Brasil necessita de uma reforma tributária que realmente simplifique o sistema e distribua melhor os recursos. Situação que é vital e urgente para promover o correto desenvolvimento econômico e social do país. Orlando Marin finaliza dizendo que “a Reforma Tributária preocupa porque, ao invés de simplificar o sistema, ela se tornou um instrumento de maior arrecadação para o governo federal. A situação tributária no Brasil é extremamente complicada, com estados e municípios em constante desacordo com a União. Isso resulta em uma carga tributária elevada em todos os produtos, tornando o Brasil improdutivo no cenário mundial.”
Entidade: comemoração
O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) comemora 35 anos de atuação. Um ano para comemorar uma história de sucesso e reconhecimento. A data de fundação, 24 de agosto de 1989.