O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) esteve em Brasília, cumprindo agenda, ao longo desta terça-feira (24). De acordo com o executivo caxiense, o propósito era fortalecer os laços com autoridades estaduais e nacionais, bem como, buscar recursos financeiros para Caxias do Sul.
Segundo divulgado pela assessoria de comunicação, a agenda iniciou com uma visita à Câmara dos Deputados. Lá, o prefeito procurou alguns parlamentares gaúchos, solicitando que dedicassem esforços, a fim de viabilizar recursos para a implementação do projeto Aeromédico do Samu. Além disso, foram discutidas questões importantes para a cidade, como obras no trecho urbano da BR-116, contemplando a construção de um viaduto na Perimetral e a duplicação de um trecho no bairro Planalto. Também foram abordados projetos de infraestrutura para o controle de enchentes, como a construção de quatro tanques de retenção de águas pluviais (os conhecidos “piscinões”), e o desenvolvimento do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva.
A comitiva do prefeito contou com a presença do secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Jr., e do presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Celestino Loro. Juntos, eles se deslocaram até a Secretaria de Aviação Civil, no Ministério de Portos e Aeroportos, onde foram recebidos pelo coordenador-geral de Projetos Aeroportuários, Márcio Maffili Fernandes. O foco da discussão foi o novo aeroporto planejado para Vila Oliva, destacando-se a necessidade de conclusão do projeto de infraestrutura do local pela empresa Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia, de Santa Catarina. Essa etapa inclui detalhes como terraplenagem, comprimento de pista e cercamento. A empresa comprometeu-se a finalizar essa etapa, até a próxima sexta-feira (26). O secretário Alfonso Willenbring destaca que, além disso, foram abordadas questões relacionadas à expansão das operações do Aeroporto Hugo Cantergiani.
No Ministério dos Transportes, o prefeito Adiló foi recebido pelo diretor de Obras Públicas, Allan Machado. A agenda incluiu discussões sobre recursos para a construção do viaduto da BR-116 com a Perimetral Norte, bem como, sobre a importância da duplicação de um trecho de 960 metros da BR-116, dentro do perímetro urbano, uma área com histórico de acidentes. Ainda segundo o prefeito, Machado sugeriu a inclusão do projeto do viaduto no PAC da Infraestrutura, visando a obtenção de R$ 50 milhões para a obra. Quanto à duplicação da BR-116, o prefeito solicitou intervenção junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para agilizar o processo.
Na Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades, a comitiva caxiense foi recebida pelo secretário Leonardo Picciani. O prefeito reforçou a necessidade da liberação de financiamento, já aprovado, para a implantação dos tanques pluviais. Picciani informou que o assunto está sob análise, no Ministro da Casa Civil, desde o dia 08 de janeiro, deste ano, aguardando a publicação da portaria necessária.