O levantamento foi feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul. Com isso, foi identificado que 50% dos consumidores compram, principalmente, em plataformas online, 24% adquirem apenas em lojas físicas e 14% preferem estabelecimentos convencionais ao invés do digital.
As motivações na opção pelo online são diversas, entretanto o preço mais baixos (44,5%), a comodidade (23,1%) e a facilidade de encontrar tudo que precisa (17,5%) se destacam. Já quem preferem as lojas físicas destaca a proximidade (30,8%), facilidade de toca de produtos (26,7%) e a pronta-entrega dos itens (12%) como diferenciais.
Independentemente da modalidade de compra, os vestuários lideram as compras, com 25% das vendas em locais físicos e quase 18% no digital. Também integram a lista calçados (17% no físico e 10% no digital), acessórios e bijuterias (8% no físico e 13% no digital) e eletrônicos e eletrodomésticos (8,6% no digital).
A pesquisa da CDL apontou que a maioria das compras são feitas pelo público feminino em ambas as modalidades de compras. O que tem uma certa diferenciação é a idade das consumidoras que, na maioria, possuem entre 40 e 59 anos no ambiente físico. Já no digital a predominância está entre mulheres de 16 a 39 anos.
A pesquisa da entidade foi realizada com 772 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 27 e 30 de agosto de 2024. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.