As obras de recuperação do muro de contenção e dos reparos na quadra de esportes do Colégio Estadual Imigrante foram reiniciadas na semana passada. O muro desabou em fevereiro de 2019 devido a uma erosão no solo, o que levou à interdição da quadra e ao bloqueio da calçada na Rua Professor Jerônimo Ferreira Porto, no bairro Bela Vista. Além da reconstrução do muro, está prevista a instalação de uma nova subestação transformadora de energia elétrica.
Em 2020, o governo estadual contratou uma empresa por meio de licitação, mas a contratada contestou o valor proposto e abandonou o projeto. A responsabilidade foi então transferida para a Secretaria de Obras Públicas (SOP), que deu continuidade aos trâmites legais para o prosseguimento da obra. Em 2023, a empresa Inovare Design de Móveis, Construtora, Comércio e Serviços Diversos Ltda assumiu o projeto, mas também suspendeu os trabalhos e rescindiu o contrato.
De acordo com o titular da 4ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (4ª Crop), Joel Vargas, as obras estão avançando bem e devem ser concluídas em até quatro meses.Vargas destaca que a prioridade é restabelecer a segurança para a comunidade escolar e os moradores da área, que foram afetados pela ausência do muro e pelo deslizamento de terra.
A coordenação das obras está a cargo da 4ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (4ª Crop), com um investimento de R$ 522.176,20. O Colégio Imigrante, com 1.375 alunos, é um dos maiores da região.