A 2ª edição da Eletric Move Brasil 2024 – Feira de Veículos, Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis – chegou ao fim neste domingo (10), após quatro dias de intensa programação no Parque de Eventos da Festa da Uva. O evento destacou a inovação e a tecnologia, proporcionando um espaço para micro e pequenos empreendedores e startups discutirem o futuro da mobilidade sustentável.
Com a participação de cerca de 60 expositores de diversas localidades da região, a feira contou com palestras e debates no 2º Fórum de Soluções para a Eletromobilidade e Sustentabilidade. Segundo o coordenador da Eletric Move, Antônio Feldmann, a edição deste ano cresceu significativamente em comparação à primeira, levando em consideração o acréscimo de mais um dia de evento. Para Feldmann, o reflexo foi no volume positivo na comercialização e prospecção nos setores de energia solar, equipamentos de recarga e acessórios.
Segundo os organizadores desta edição, a Eletric Move foi selecionada para um edital público de patrocínio do Sebrae Nacional, que se tornou um dos investidores do evento. O Sebrae também introduziu uma rodada de negócios que promete gerar, nos próximos 12 meses, um total estimado em R$ 2 milhões em investimentos. Um dos grandes atrativos desta edição foi o simulador de carro voador, desenvolvido pelas empresas caxienses Realdrive e Flybis, possibilitando aos visitantes uma experiência de pilotagem. Além disso, a feira contou com a presença de especialistas que apresentaram atrações exclusivas, como uma planta em miniatura da primeira usina de hidrogênio verde do mundo.
Outro ponto alto da feira, conforme o coordenador, foi a entrega da primeira van elétrica fabricada por uma empresa de Caxias à Amazon, além do lançamento de um ônibus urbano 100% elétrico da BYD em parceria com a Marcopolo. O evento também marcou o lançamento do 4º Anuário Brasileiro de Mobilidade Elétrica.
O acesso ao Parque de Eventos da Festa da Uva foi gratuito durante os dias do evento, com a organização sugerindo a doação de 1kg de alimento não perecível por visitante. Ao final da feira, foram arrecadados mais de 500 kg de alimentos, que serão doados à Fundação Caxias. A organização não precisou o número exato de pessoas que passaram pelos pavilhões.
Antônio Feldmann confirmou que a 3ª edição da Eletric Move está agendada para novembro de 2025, com 50% dos expositores deste ano já assegurando a presença na próxima edição.