Foi lançada oficialmente na manhã desta quinta-feira (14), no Sindilojas Caxias, mais uma edição da Operação Black Friday. A ação é uma parceria com a Brigada Militar, por meio do 12° BPM e vai até o dia 30 de novembro. O objetivo é reforçar o policiamento na região central de Caxias do Sul, garantindo a segurança de comerciantes e consumidores durante esse período de compras e de pagamento da primeira parcela do 13º salário.
Representando o Sindilojas Caxias, a 1ª vice-presidente, Márcia Costa, afirmou que essa iniciativa ocorre em um período em que a movimentação econômica da cidade aumenta, com relação ao comércio.
Na oportunidade, o Tenente Coronel Ricardo Vargas, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apresentou diversas orientações de segurança que podem prevenir e minimizar o grau de vulnerabilidade do público. O comandante também falou sobre os números da segurança pública de Caxias, chamando a atenção para a queda no número de homicídios, de 51% em comparação com o ano passado. Segundo Vargas, uma das novidades deste ano é o reforço policial de 79 soldados recém-formados que serão alocados em Caxias do Sul para a operação.
Ele também destacou a queda no número de roubos a pedestres (36% no acumulado dos últimos 12 meses) e de roubo a estabelecimento comercial (queda de 54% nos últimos 6 meses). Além de medidas básicas em casos de assalto, como não reagir e evitar gestos bruscos, também apontou dicas relacionadas a assaltos na residência, via pública, em bancos e caixas eletrônicos, durante o momento de compras, em dia de pagamento ou estando com crianças.
Ainda de acordo com o Vargas, serão utilizados policiamento com cães, motocicletas, Força Tática e ônibus de monitoramento da Guarda Municipal, que estará na Praça Dante Alighieri.
O telefone da BM, o (54) 98414-1178, ficará à disposição para denúncias de suspeitos que estejam circulando pelo comércio caxiense neste período.
A Operação Black Friday também conta com o apoio da CDL Caxias, CIC Caxias e Sindigêneros, além da participação de órgãos de segurança como Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e CRPO Serra, Guarda Municipal e da prefeitura.