Neste domingo (17), a 31ª edição da Feira Maesa Cultural, em Caxias do Sul, será marcada pela celebração do “Dia da Consciência Negra”, com uma programação especial focada na cultura afro-brasileira. O evento acontece das 11h às 18h, na rua Plácido de Castro, e é organizado pela Associação dos Amigos da Maesa (Amaesa).
O presidente da Amaesa, Paulo Sausen, destacou que o tema desta edição foi escolhido para refletir a importância da luta contra o preconceito e promover a reflexão sobre a consciência negra, especialmente, com a criação recente do feriado do “Dia da Consciência Negra”, celebrado em 20 de novembro.
“Cada edição da feira traz um tema que reflete momentos importantes da nossa sociedade. Agora, apostamos no Dia da Consciência Negra, um tema atual e essencial, que nos leva a refletir sobre a história do Brasil e o combate ao preconceito”, explicou Sausen.
Ele também enfatizou o papel da Maesa como um espaço cultural, além de ser uma plataforma de lazer e economia para a cidade. A partir das 14h, a feira contará com a participação de quatro grupos de capoeira: Pé de Quilombola, Esquina de Rua, Clarão da Lua de Oxossi e Conquistador da Liberdade, que farão rodas de capoeira, uma manifestação cultural de luta e resistência afro-brasileira.
A Feira Maesa Cultural oferecerá, além das apresentações de capoeira, shows musicais, gastronomia variada e produtos artesanais, proporcionando um ambiente de celebração e conscientização para toda a comunidade. A entrada é gratuita e aberta ao público, e a organização convida todos a prestigiarem este momento de valorização da cultura afro-brasileira e reflexão social.
Serviço:
Programação: Roda de capoeira às 14h e várias atrações culturais.
31ª Feira Maesa Cultural
Data: Domingo, 17 de novembro
Horário: 11h às 18h
Local: Rua Plácido de Castro, Caxias do Sul