Fundado em 19 de setembro de 2014 como Centro de Leitura Quindim, o Instituto de Leitura Quindim foi criado por nove estudiosos da literatura para as infâncias. Em 2020, foi declarado de utilidade pública pela Lei Municipal nº 5.861/20, pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul que reconheceu o impacto do trabalho na cidade. Segundo o presidente do Instituto, Volnei Canônica, a missão do projeto é garantir o direito à educação e à cultura, promovendo a formação de leitores e a valorização do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas públicas no Brasil e no exterior.
Neste ano, o Instituto comemora 10 anos e o presidente relembra a história que carrega na bagagem mais de 130 ações nacionais e 35 internacionais, alcançando mais de 42 mil pessoas presencialmente e um número ainda maior online. Desde 2019, biblioteca de referência no Brasil emprestou mais de 50 mil livros. Volnei reforça o valor do trabalho que os profissionais envolvidos no instituto desempenham na comunidade.
Volnei destaca que ao longo dos anos, o Instituto participou de feiras internacionais em países como Rússia, Estados Unidos, e África do Sul, entre outros. Nessas ocasiões, levou a literatura brasileira ao mundo, organizou atividades culturais e divulgou artistas brasileiros e locais. Uma de suas contribuições mais significativas foi a entrega de mais de 5 mil livros para a comunidade de Caxias do Sul.
Atualmente, o Instituto é um centro de estudos e pesquisa com especialização em literatura infantil e juvenil, em colaboração com a UCS. Além disso, funciona como uma galeria de artes com exposições regulares, livraria e biblioteca.