Os servidores da Fundação de Assistência Social (FAS) que trabalham no atendimento direto à população receberam o treinamento na última semana, no Auditório do Centro Administrativo Municipal. A qualificação busca aprimorar atitudes de resposta em casos de eventos climáticos extremos, como os ocorridos desde o início do mês de maio na região.
Conforme o presidente da FAS, Rafael Vieira, as experiências dos servidores em algum momento contribui para ampliação e atuação no momento atual. Vieira salienta que a tragédia necessitou de uma atuação rápida frente as necessidades das pessoas.
Conforme a gerente de serviços estatais da FAS, Ana Maria Pincolini, atualmente a Assistência Social possui um papel fundamental em atribuições que se alteraram ao longo do tempo. Ana Maria, ainda salienta que entre os desafios enfrentados com a calamidade estava os de manter os atendimentos existentes e realizar a inclusão de novas famílias que foram atingidas pela tragédia. Além disso, em realizar ajustes no programa de inclusão social para contemplar mais pessoas e coordenar os abrigos provisórios.
Durante o seminário houve o debate de temas relacionados a situações extremas, como as atribuições do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em eventos, desastres e emergências, o Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil, além da preparação para a resposta necessária em caso de novas catástrofes.