A BR-116, em Caxias do Sul, deve contar em breve com novas lombadas eletrônicas, conforme informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A instalação dos novos equipamentos, que ocorrerá nos mesmos locais onde anteriormente estavam os aparelhos, deve ser concluída até o final do próximo mês, como coloca o chefe da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Jonatas Josué Nery.
Segunda a autarquia, o retorno de operação dos equipamentos será de forma escalonada, seguindo um cronograma proposto pela empresa. Não houve um detalhamento das datas de início de cada ponto. Além dos locais abrangidos pelas antigas lombadas, novos pontos estão sendo avaliados em estudo técnico do Dnit, o principal deles é o Km 148, na entrada do bairro Presidente Vargas, local com alto índice de acidentalidade. Josué Nery aponta que esta lombada é uma reivindicação antiga da PRF.
As novas lombadas eletrônicas serão instaladas em 6 locais, além da entrada do bairro Presidente Vargas: Km 136, na parada cristal, Km 142, entrada do bairro Jardim Eldorado, Km 144, próximo ao viaduto da Rota do Sol, Km 151, após a saída da Rua Angelina Michielon, Km 154, após o trevo da Avenida São Leopoldo e no Km 155, no acesso ao bairro Santa Corona.
O contrato com a nova operadora tem duração de cinco anos, a contar desde abril deste ano.