Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Infectologista explica a melhor forma de se proteger de gripes e resfriados

  • Noriana Behrend
  • 25/05/2024
Foto: Reprodução

Durante o Outono é comum mudanças bruscas na temperatura, assim como, o tempo instável. Na última semana, ainda foi grande a oscilação na temperatura e, com isso, é natural um aumento nos casos de síndromes gripais. Para evitar esses quadros infecciosos é importante incorporar alguns hábitos na rotina, em especial, idosos e crianças, grupos mais suscetíveis a esses problemas de saúde. Portanto, para evitar gripes e resfriados é importante que as crianças estejam vestidas adequadamente para suportar as mudanças na temperatura, mesma recomendação para os idosos.

Essa alternância nas temperaturas também tende acentuar a incidência de crises alérgicas em pessoas que sofrem de rinite, bronquite ou sinusite. Neste caso, o ideal é evitar os agentes que causadores dessas crises, e fazer uso de medicamentos como antialérgicos e anti-inflamatórios, quem explica é a infectologista, Anelise Kirsch. Até porque, as pessoas tendem a ficar mais tempo em ambientes fechados, o que favorece a propagação de micro-organismos causadores de doenças.

A médica ainda explica que tanta a gripe quanto os resfriados são doenças infecciosas. Contudo, a gripe é causada, normalmente, pelo vírus Influenza e também o Corononavírus, sendo que as diferenças estão mais ligadas aos sintomas e, segundo a infectologista, o resfriado é uma doença que tem sintomas mais brandos.  Além disso, a baixa na imunidade pode favorecer a ocorrência de quadros mais graves, daí a importância de estar com às vacinas em dia. Principalmente, pessoas que compõe grupos de risco, a exemplo de idosos, crianças pequenas, obesos, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz e pessoas que têm doenças crônicas e/ou que tomam remédios para baixar a imunidade. Ou seja, o melhor remédio continua sendo a prevenção. Ou seja, algumas medidas simples podem ser bastante eficazes para evitar síndromes respiratórias.

A médica orienta que é preciso manter os ambientes ventilados. Além disso, é importante tomar cuidado para não colocar a mão na boca e no nariz, sem que esteja devidamente higienizada com água e sabão, ou então, álcool em gel. Mas, principalmente, é preciso evitar o contato muito próximo com pessoas doentes. No site da Rádio Caxias você confere outras dicas importantes, acesse agora.

Confira algumas indicações e cuidados: Tomar muito líquido; Alimentação leve; Roupas condizentes com a temperatura;  Deixe a casa ventilada; Evite o choque térmico.

Tags:
  • caxias do sul
  • gripes
  • influenza
Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Ceasa de Caxias detecta aumento em 17 itens pesquisados

  • Noriana Behrend
  • 25/05/2024
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

“É como se o poder público assinasse seu atestado de incompetência”, desabafa o reitor do Santuário de Caravaggio

  • Tales Armiliato
  • 25/05/2024
ler post
Mais notícias
foto: cristiane barcelos/divulgação
ler post

Prefeitura de Caxias do Sul implanta Núcleo de Acompanhamento Psicossocial da Educação

  • 17/06/2025
ler post

Celebração de Corpus Christi em Caxias do Sul contará com ponto de coleta para doações

  • 17/06/2025
ler post

Dia do Orgulho Autista: uma data para celebrar a dignidade, a visibilidade e o respeito às diferenças

  • 17/06/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • foto: cristiane barcelos/divulgação
    Prefeitura de Caxias do Sul implanta Núcleo de Acompanhamento Psicossocial da Educação
  • Juventude conhece datas e horários das próximas rodadas da Série A
  • Juventude busca anunciar reforços ainda nesta semana
  • Thiago Coelho será desfalque do Caxias contra o Ituano
  • “Temos que manter essa humildade”, comenta meia do Caxias
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

25/05/2024 - Atualizado em 26/05/2024 - 10:08

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar