Durante o Outono é comum mudanças bruscas na temperatura, assim como, o tempo instável. Na última semana, ainda foi grande a oscilação na temperatura e, com isso, é natural um aumento nos casos de síndromes gripais. Para evitar esses quadros infecciosos é importante incorporar alguns hábitos na rotina, em especial, idosos e crianças, grupos mais suscetíveis a esses problemas de saúde. Portanto, para evitar gripes e resfriados é importante que as crianças estejam vestidas adequadamente para suportar as mudanças na temperatura, mesma recomendação para os idosos.
Essa alternância nas temperaturas também tende acentuar a incidência de crises alérgicas em pessoas que sofrem de rinite, bronquite ou sinusite. Neste caso, o ideal é evitar os agentes que causadores dessas crises, e fazer uso de medicamentos como antialérgicos e anti-inflamatórios, quem explica é a infectologista, Anelise Kirsch. Até porque, as pessoas tendem a ficar mais tempo em ambientes fechados, o que favorece a propagação de micro-organismos causadores de doenças.
A médica ainda explica que tanta a gripe quanto os resfriados são doenças infecciosas. Contudo, a gripe é causada, normalmente, pelo vírus Influenza e também o Corononavírus, sendo que as diferenças estão mais ligadas aos sintomas e, segundo a infectologista, o resfriado é uma doença que tem sintomas mais brandos. Além disso, a baixa na imunidade pode favorecer a ocorrência de quadros mais graves, daí a importância de estar com às vacinas em dia. Principalmente, pessoas que compõe grupos de risco, a exemplo de idosos, crianças pequenas, obesos, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz e pessoas que têm doenças crônicas e/ou que tomam remédios para baixar a imunidade. Ou seja, o melhor remédio continua sendo a prevenção. Ou seja, algumas medidas simples podem ser bastante eficazes para evitar síndromes respiratórias.
A médica orienta que é preciso manter os ambientes ventilados. Além disso, é importante tomar cuidado para não colocar a mão na boca e no nariz, sem que esteja devidamente higienizada com água e sabão, ou então, álcool em gel. Mas, principalmente, é preciso evitar o contato muito próximo com pessoas doentes. No site da Rádio Caxias você confere outras dicas importantes, acesse agora.
Confira algumas indicações e cuidados: Tomar muito líquido; Alimentação leve; Roupas condizentes com a temperatura; Deixe a casa ventilada; Evite o choque térmico.