O Centro de Valorização da Vida (CVV), é uma entidade sem fins lucrativos, que atua no apoio emocional, de forma gratuita, sem julgamento e com total sigilo às pessoas que querem e precisam de alguém para conversar. Em 2024, a campanha do Movimento Setembro Amarelo terá como mote para reflexão, “Atenção aproxima as pessoas”.
Com 62 anos de história, o CVV atua em duas frentes principais: oferecendo apoio emocional às pessoas em momentos difíceis e difundindo conhecimento para sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância de ouvir e apoiar uns aos outros.
O movimento Setembro Amarelo foi lançado em 2015, tendo o CVV como um dos seus principais mobilizadores. A iniciativa visa contribuir com a quebra de tabus e a prevenção do suicídio no Brasil, através da conscientização e promoção de que um olhar atento, acolhedor e solidário pode fazer a diferença na vida de alguém em meio às ocupações do dia a dia. O voluntário e porta voz do movimento, José Ademir Theodoro, salienta a atuação da iniciativa no mês de setembro.
O Movimento é uma iniciativa comunitária que conta com a participação ativa de membros e entidades da sociedade civil em geral, não se limitando ao Centro de Valorização da Vida, embora este seja uma das primeiras organizações mobilizadoras.
Cerca de 3 milhões de apoios foram oferecidos pelo CVV em 2023. Atualmente, a instituição tem cerca de 3.500 voluntários. Os atendimentos são feitos pelo telefone 188 (sem custo de ligação), via chat e e-mail, disponíveis pelo site www.cvv.org.br.