Morreu na madrugada desta terça-feira, véspera de Natal, aos 97 anos, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Alceu de Deus Collares. Ele estava internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, desde o dia 16 de dezembro, após complicações respiratórias. O ex-governador, que sofria de enfisema pulmonar, teve seu estado de saúde agravado no fim de semana, vindo a falecer por volta das 2h40 da manhã.
Alceu Collares nasceu em 1927, em Bagé, na Região da Campanha. Começou a vida em condições humildes e, depois de se dedicar aos estudos, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua trajetória política se iniciou em 1962, quando foi eleito vereador, e, ao longo dos anos, tornou-se um dos principais nomes da política gaúcha, chegando a ser prefeito de Porto Alegre e, em 1990, o único negro a governar o Estado.
Collares também exerceu mandatos como deputado federal e sempre foi uma figura de destaque, especialmente pela sua contribuição à luta e ao fortalecimento da democracia. Após o fim de sua gestão como governador, preferiu uma vida tranquila, mas nunca deixou de se envolver com a política.
Nas redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), manifestou profunda tristeza pelo falecimento de Alceu Collares.
“O Rio Grande do Sul está de luto. Seu legado de luta pela justiça social, pelos direitos dos trabalhadores, pela educação, com a construção dos Cieps, ação pioneira de escola em tempo integral, e pelo desenvolvimento do Rio Grande do Sul, seguirá como inspiração para todos nós”, destacou.
Seu falecimento representa uma grande perda para o Rio Grande do Sul e para o Brasil. O legado de Alceu Collares, tanto para a política estadual quanto como símbolo de resistência e liderança para a comunidade negra, será eternamente lembrado.
Ainda não há informações sobre o funeral e as cerimônias de despedida.
Confira abaixo a nota à imprensa divulgada pelo hospital onde o ex-governador estava internado:
“O Hospital Mãe de Deus comunica com pesar o falecimento do ex-governador Alceu de Deus Collares nesta terça-feira (24), às 2h40min, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Aos 97 anos, ele havia sido internado no dia 16 de dezembro. Consternados, expressamos nossas condolências à família e amigos, compartilhando a dor pela perda”.