O Mississippi Delta Blues Festival (MDBF) retorna ao Centro de Caxias do Sul (RS) em sua 15ª edição, agendada para iniciar oficialmente nesta quinta (21) com programação até este sábado (23), a partir das 18h. Pela primeira vez em seu formato atual, o festival será realizado na Sede Social do Clube Juvenil (Av. Júlio de Castilhos, 1.677, esquina com a Rua Marquês do Herval, Centro) e nas ruas e praças ao redor, fortalecendo a revitalização do centro da cidade por meio de eventos culturais. De acordo com o anfitrião do evento, Toyo Bagoso, explica o motivo da mudança de local. Um dos principais motivos é trazer as programações para mais próximo da comunidade.
Com a temática “Cleveland Edition,” o MDBF 2024 homenageia a cidade berço do Blues. Segundo um dos organizadores, Toyo Bagoso, o evento valoriza a conexão da cidade com a história do blues e o movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos.
Para dar início aos trabalhos, será realizado um kick off, celebrando o Dia da Consciência Negra, na quarta-feira, dia 20 de novembro, no Memphis Juke Joint Bar. A atração da noite será a banda Etiene & The Cotton Pickers, a partir das 21h. O valor do ingresso é R$ 20.
O evento contará com mais de 50 atrações musicais distribuídas em sete palcos. O Dockery Stage, palco principal, será montado na Rua Marquês do Herval, oferecendo shows de artistas internacionais como Big Walker, Tom Holland, J.J. Thames e Super Chikan, além de Álamo Leal, Beto Saroldi, Renato Piau e Mokambo do Brasil. Em especial, uma homenagem à cantora Cássia Eller reunirá os músicos Victor Biglione, Taryn e Dudu Lima.Melhores ofertas em auscultadores
Na Praça Dante Alighieri, um palco gratuito, inspirado na “casinha” do festival e com um bar suspenso, promoverá apresentações abertas ao público com convidados de destaque, enquanto a Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul também trará performances ao ar livre.
Já para marcar o encerramento da 15ª edição do MDBF, o Memphis receberá o show da banda Mokambo feat. Alamo Leal, do Rio de Janeiro (RJ), na segunda-feira, dia 25 de novembro, às 21h. O valor também será de R$ 20.
Confira o line up do 15º MDBF:
QUINTA-FEIRA, DIA 21 DE NOVEMBRO
Dockery Farms Stage – Palco Principal (Rua Marquês do Herval, ao lado do Clube Juvenil)
20h: Fabinho Magic Boy (Porto Alegre/RS)
21h45: César Lascano Plays The Samba – “O show de samba e Blues” (Pelotas/RS)
23h30: Crossroads Time com Renato Piau & Beto Saroldi (RJ)
23h45: Homenagem à Cássia Eller in blues, com Victor Biglione (RJ-ARG), Taryn (RJ) e Dudu Lima (MG)
Memphis Juke Joint Stage (no Clube Juvenil, junto ao Memphis Juke Joint Bar)
18h20: Priscila & The Honeydrippers (Bento Gonçalves/RS)
19h30: Priscila & The Honeydrippers (Bento Gonçalves/RS)
21h: Mamma Doo (Caxias do Sul/RS)
22h10: Mamma Doo (Caxias do Sul/RS)
23h40: Gisa Londero Blues Band (Caxias do Sul/RS)
00h50: Gisa Londero Blues Band (Caxias do Sul/RS)
1h40: Jam session
Po’ Monkey’s Stage (gratuito, na Rua Marquês do Herval, entre Av. Júlio de Castilhos e Rua Sinimbu)
20h45: Lázaro Nascimento & Rafa De Boni (Caxias do Sul/RS)
21h45: Lázaro Nascimento & Rafa De Boni (Caxias do Sul/RS)
Old Kitchen/OpenStage (subsolo do Clube Juvenil)
19h20: Barba & Blues (São Francisco de Paula/RS)
21h20: Barba & Blues (São Francisco de Paula/RS)
Harlem Inn Stage (gratuito, na Praça Dante Alighieri)
19h30: Guto Konrad (Santa Cruz/RS) & Andy Serrano (Porto Alegre/RS)
Juke Joint Chapel Stage (Rua Marquês do Herval, ao lado do Clube Juvenil)
21h15: Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul
23h: Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul
SEXTA-FEIRA, DIA 22 DE NOVEMBRO
Dockery Farms Stage – Palco Principal
20h30: Big Walker (USA)
22h: Tom Holland (USA) & Ale Ravanello Blues Combo (Porto Alegre/RS)
23h45: Crossroads Time com Renato Piau & Beto Saroldi (RJ)
00h: Alamo Leal (RJ), feat. Beto Saroldi (RJ) & Al Pratt (RJ-EUA)
Memphis Juke Joint Stage
18h20: Lady Boots (Gramado/RS)
19h30: Lady Boots (Gramado/RS)
21h: Super Chikan (EUA)
22h10: Super Chikan (EUA)
23h40: Mokambo (RJ)
00h50: Mokambo (RJ)
1h40: Jam session
Po’ Monkey’s Stage
20h45: Uncle George (Novo Hamburgo/RS)
21h45: Uncle George (Novo Hamburgo/RS)
Old Kitchen/OpenStage
19h20: Ícaro Chaves Band (Rio Grande/RS)
21h20: Ícaro Chaves Band (Rio Grande/RS)
Harlem Inn Stage
19h30: Renato Piau & Beto Saroldi (RJ)
Juke Joint Chapel Stage
21h30: Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul
23h15: Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul
SÁBADO, DIA 23 DE NOVEMBRO
Dockery Farms Stage – Palco Principal
20h30: Mokambo (RJ)
22h: J.J. Thames (USA) & Alexandre França Blues Band (RS)
23h45: Crossroads Time com Renato Piau & Beto Saroldi (RJ)
00h: Super Chikan (EUA)
Memphis Juke Joint Stage
18h20: The Cotton Pickers (Caxias do Sul/RS) feat. Álamo Leal (RJ)
19h30: The Cotton Pickers (Caxias do Sul/RS) feat. Álamo Leal (RJ)
21h: Renato Piau & Beto Saroldi (RJ)
22h10: Renato Piau & Beto Saroldi (RJ)
23h40: Tom Holland (EUA)
00h50: Tom Holland (EUA)
1h40: Jam session
Po’ Monkey’s Stage
18h15: Guto Konrad Trio (Santa Cruz/RS)
19h45: Guto Konrad Trio (Santa Cruz/RS)
21h: Al Pratt (RJ-EUA) feat. Alamo Leal (RJ)
22h: Al Pratt (RJ-EUA) feat. Alamo Leal (RJ)
Old Kitchen/OpenStage
19h20: Hard Blues Trio (Porto Alegre/RS)
21h20: Hard Blues Trio (Porto Alegre/RS)
Juke Joint Chapel Stage
20h: Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul
21h30: Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul
23h15: Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul
Sobre os palcos:
Dockery Farms Stage (Palco Principal)
O main stage do MDBF 2024 homenageia a Dockery Farms, considerada por muitos, incluindo a lenda do blues B.B. King, como o berço do blues. Dockery Farms é uma histórica comunidade de plantações localizada em Cleveland, no coração do Delta do Mississippi, estabelecida em 1895 por Will Dockery para produzir algodão. Pós-escravidão, por lá alguns afro-americanos se destacaram trabalhando nas plantações e também tocando no Comissary, uma general store que servia como armazém e pesagem do algodão colhido, na maioria das vezes trocado por mantimentos e vestimentas. Charlie Patton foi o pioneiro a tocar na Dockery, considerado “The Father of the Blues”. Mais tarde uniram-se a ele Willie Brown, Son House, Howlin Wolf e muitos outros músicos importantes no desenvolvimento do Blues.
Memphis Juke Joint Stage
Palco anfitrião do MDBF, o Memphis Juke Joint é o novo bar de Blues de Caxias do Sul, em atividade desde julho de 2024 e trazendo o melhor do Blues, Soul e Rock’n’Roll. Durante o Festival, a UCS FM estará transmitindo ao vivo os shows desse palco. Ao término da programação de cada noite, o Memphis receberá a tradicional jam session, comandada pela OpenStage Instrumentos Musicais.
Po’ Monkey’s Stage
Palco inspirado em uma das últimas juke joints autênticas que já existiram no Delta, o Po’ Monkey’s está localizado fora dos limites da cidade de Cleveland, em uma antiga cabana de meeiro em terras agrícolas não incorporadas. Agricultor de profissão, o Sr. Willie “Po’ Monkey” Seaberry abriu a juke joint em 1963 como um lugar onde outros produtores de algodão poderiam relaxar, descontrair com alguns drinques e ouvir Blues. Desde que foi “descoberto” por Bluesmen e viajantes na década de 1990, o Po’ Monkey’s tornou-se uma parada obrigatória na Blues Trail para dezenas de turistas. Novidade dessa edição, o palco que representa a tradicional “casinha” estará localizado ao ar livre, na Rua Marquês do Herval (entre a Av. Júlio de Castilho e a Rua Sinimbu) com programação gratuita aberta ao público em geral.
Harlem Inn Stage
Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, por meio da Unidade de Arte e Cultura Popular, o MDBF ocupará o palco localizado na Praça Dante Alighieri que promove a Temporada da Cultura Negra, com programação gratuita e aberta ao público geral nos três dias de Festival. O nome desse palco foi inspirado em um dos principais juke joints de Cleveland no período de segregação, localizado na Chrisman Street em uma área chamada Virgin Lane, que concentrava diversos bares e estabelecimentos.
Palco 122 Hang Suite
A ocupação da boate Pelourinho durante o festival com DJs convidados é a surpresa dessa edição. O nome é uma homenagem ao bar em atividade frequentado por afro-americanos jovens, na maioria das vezes sem música ao vivo, comandado pelo simpático proprietário chamado Mario Giles, que possui amplo conhecimento de Blues, Cleveland e sua história. O bar é localizado na área que, no período de segregação, era chamada de Virgin Lane, próximo aos trilhos do trem, que abrigava a vida noturna do lado dos negros.
Old Kitchen/Openstage
Palco localizado no “basement”, subsolo do prédio do Clube Juvenil, será coordenado pela OpenStage Music. O espaço da tradicional loja de instrumentos musicais de Porto Alegre terá na sua programação uma banda do RS por dia, sendo que antes e depois estará aberta a jam sessions inusitadas com músicos do festival e outros nomes da cena local.
Juke Joint Chapel Stage
Palco dedicado inteiramente às artes cênicas, terá apresentações da releitura da performance de 2022, “I see the light”, que mistura dança e teatro, remetendo aos cultos da Igreja Batista e aos juke joints, além dos cortejos da Louisiana, com os bailarinos da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul. Na quinta-feira e na sexta-feira farão duas apresentações por dia, durante os intervalos do Dockery Stage, e no sábado serão três apresentações.