Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Médicos encerram paralisação e atendimento nas UPAs de Caxias do Sul é normalizado

  • Keize Machado
  • 02/06/2026
Foto: Divulgação | SMS

A paralisação dos médicos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Central e Zona Norte de Caxias do Sul, foi encerrada às 18h30 desta terça-feira (2). A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O movimento havia começado à meia-noite do mesmo dia, em razão de um novo atraso no pagamento dos salários por parte do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), atual gestor das unidades. Com o fim da paralisação, os profissionais voltam a atender todos os casos nas UPAs, e não apenas situações de urgência e emergência.

Ao longo da manhã, o prefeito Adiló Didomenico esteve reunido com equipes da Secretaria Municipal da Saúde e da Procuradoria-Geral do Município para tratar do impasse envolvendo os atendimentos nas UPAs. Paralelamente, o secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, participou de sessão na Câmara de Vereadores, onde informou que o contrato com o Ideas, será rescindido na próxima terça-feira (9). Segundo ele, o processo para a contratação de uma nova empresa já está em andamento.

Em nota divulgada no início da tarde, o Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul afirmou que a paralisação foi motivada pelos recorrentes atrasos salariais e pela falta de condições adequadas de trabalho nas duas unidades. A entidade também criticou o descumprimento de acordos firmados anteriormente para regularizar os pagamentos e garantir a estrutura necessária para o atendimento.

O sindicato ainda questionou a exigência de manutenção das atividades sem o pagamento integral dos salários e sem o fornecimento adequado de medicamentos aos pacientes. Além disso, rebateu a declaração de Rafael Bueno de que os médicos teriam descumprido os procedimentos previstos para a realização de uma greve ao iniciarem a paralisação sem comunicação prévia.

No fim de maio, os médicos já haviam realizado uma paralisação pelos mesmos motivos. Na ocasião, os atendimentos foram retomados em 25 de maio, após reunião entre representantes da Prefeitura de Caxias do Sul e da categoria. O encontro resultou em um acordo que previa a normalização dos serviços e o compromisso conjunto de buscar uma solução para as pendências salariais.

O Ideas se pronunciou por meio de nota, confira na íntegra:

“O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) esclarece que, em relação às informações divulgadas acerca da mobilização de profissionais médicos, os pagamentos objeto das reivindicações apresentadas foram devidamente processados e regularizados, circunstância já comunicada aos prestadores envolvidos. O Instituto permanece à disposição para esclarecimentos e para a resolução de eventuais situações pontuais que demandem conferência administrativa individualizada.Diante da regularização dos pagamentos e dos esforços empreendidos para manutenção da assistência, o Instituto entende que existem condições objetivas para a continuidade integral dos atendimentos, reafirmando sua expectativa de que eventuais divergências remanescentes sejam solucionadas por meio do diálogo institucional e dos canais formais de negociação.O Instituto ressalta ainda que permanece integralmente comprometido com a continuidade da assistência à população e segue atuando, em conjunto com as equipes técnicas e assistenciais, para mitigar eventuais impactos decorrentes do movimento anunciado, assegurando a manutenção dos atendimentos de urgência e emergência e a observância dos protocolos assistenciais aplicáveis.Quanto às manifestações públicas relacionadas à eventual rescisão contratual, o IDEAS reitera que mantém postura de absoluto respeito às prerrogativas da Administração Pública, permanecendo à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários e contribuir para a adequada avaliação dos fatos e circunstâncias que envolvem a execução dos instrumentos atualmente vigentes.O Instituto registra, ainda, que eventual discussão relacionada à execução contratual ou à continuidade dos instrumentos vigentes deverá observar o devido processo administrativo, com a garantia do contraditório, da ampla defesa e da análise técnica dos fatos, em estrita observância aos princípios que regem a Administração Pública.Ao longo de sua atuação em Caxias do Sul, o Instituto tem pautado sua conduta pela responsabilidade institucional, pelo compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS) e pela busca permanente da qualidade assistencial, valores que continuarão norteando todas as medidas adotadas neste momento.O Ideas seguirá colaborando com as autoridades competentes, com os órgãos de controle, com os profissionais envolvidos e com a imprensa, reafirmando seu compromisso com a população caxiense e com a continuidade dos serviços públicos de saúde”.

Tags:
  • ATENDIMENTOS
  • caxias do sul
  • ideas
  • médicos
  • PAGAMENTOS
  • Paralisação
  • upas
Keize Machado
Keize Machado

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Prefeitura multa responsáveis por intervenção em área protegida da Cooperativa Forqueta em mais de R$ 36 mil

  • Jonatan Mombach
  • 02/06/2026
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias
  • Trânsito

Acidente deixa homem ferido na BR 116 em Caxias do Sul

  • Redação
  • 03/06/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Caxias do Sul atinge o maior índice de inadimplência dos últimos cinco anos

  • 17/07/2026
ler post

Novas tarifas americanas ameaçam exportações de madeira e ascendem alerta no setor

  • 17/07/2026
ler post

Rua Marechal Floriano tem trecho totalmente bloqueado para obras do Samae durante o sábado

  • 17/07/2026
Leia também
  • Juventude quebra tabu diante do Cuiabá, amplia sequência de invencibilidade e alcança o G-2
  • Caxias perde para o Internacional em jogo-treino
  • Caxias busca contratação de centroavante
  • PRF reforça fiscalização com drones na Serra das Antas para combater ultrapassagens irregulares
  • CSG mantém previsão de liberar desvio na RSC-453 na próxima segunda-feira
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Baixe o Aplicativo Rádio Caxias

🎧 Leve a Rádio Caxias com você para onde for! 📱

Com o App da Rádio Caxias, você ouve nossa programação AO VIVO

✅ Escute os programas que você adora
✅ Acompanhe notícias em tempo real
✅ Interaja com a nossa equipe direto do app
✅ Receba notificações com os destaques do dia

📲 Baixe agora, é gratuito!
Disponível para Android e iOS.

Baixar agora.

Já tenho o APP Rádio Caxias

02/06/2026 - Atualizado em 02/06/2026 - 23:50

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar