Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias
  • Saúde

Médicos das UPAs Central e Zona Norte paralisam atendimentos por alegarem atraso de salário

  • Cristian Bergamin
  • 21/01/2026
Foto: Cristiane Barcelos

A partir das 15 horas desta quarta-feira (21), por ação do Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul (SINMEDCAXIAS) foi paralisado o atendimento médico nas UPAs Central e da Zona Norte, mantendo apenas o atendimento de urgência (caso que pode ocasionar em risco de vida) e emergência (que já possui risco de vida).

Após relatos de atraso no salário dos servidores, a Prefeitura de Caxias do Sul comunicou que, no dia 7 de janeiro, realizou o repasse mensal referente aos contratos de gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Zona Norte e Central. Além disso, informou que no dia 9 de janeiro de 2026, foi efetuado o repasse complementar do piso salarial nacional para a enfermagem, ambos dentro dos prazos estabelecidos. O SINMEDCAXIAS afirmou ter conhecimento do repasse da prefeitura.

A responsabilidade pela execução dos pagamentos aos fornecedores e prestadores de serviços das UPAs é do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS), gestor das UPAs de Caxias do Sul, conforme os termos dos contratos de gestão em vigor.

Segundo o presidente do sindicato, Marlonei Silveira dos Santos, o IDEAS não cumpre com sua obrigação de pagar os servidores das UPAs até o dia 20 de cada mês. Ele também cita a EXÍMIO, uma empresa contratada pelo IDEAS, o que se configura como quarteirização, a qual o IDEAS está respondendo judicialmente.

Marlonei explica que os médicos que atendem nas UPA’s não tem carteira assinada, não possuindo direitos trabalhistas. Segundo ele, a prefeitura repassa R$ 165,00 por hora para o pagamento dos trabalhadores, sendo repassados apenas R$ 112,00 pelo IDEAS.

Segundo a prefeitura, o Instituto já havia enfrentado penalizações em meses anteriores devido ao não cumprimento de metas assistenciais, conforme estipulado contratualmente. Diante dessa situação, o Município está promovendo um aditamento contratual que incluirá uma cláusula específica sobre penalidades, que será aplicada em casos de atraso nos pagamentos a fornecedores e prestadores de serviços, conforme afirma o secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno.

Segundo Marlonei Silveira dos Santos, em contato que teve com a prefeitura, o governo municipal afirmou que irá pagar o salário dos médicos. A posição do SINMEDCAXIAS é pelo fim da terceirização.

O IDEAS divulgou uma nota oficial sobre o caso:
“O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) esclarece que houve um descasamento pontual no fluxo financeiro, o que impactou o repasse previsto aos prestadores médicos no período. A situação já está sendo tratada com máxima prioridade, com medidas administrativas imediatas voltadas à regularização no menor prazo possível. O Ideas reforça seu compromisso com a continuidade da assistência, a segurança do paciente e o cumprimento das obrigações contratuais, mantendo diálogo com os profissionais e com o Poder Público para assegurar a normalidade dos atendimentos e mitigar impactos à população.”

Tags:
  • caxias do sul
  • Saúde
  • Saúde Pública
  • UPA CENTRAL
  • upa zona norte
Cristian Bergamin
Cristian Bergamin

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Festa da Uva terá reajuste nos ingressos para os desfiles e no acesso ao Parque de Eventos

  • Keize Machado
  • 21/01/2026
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Centro de Atendimento à Pessoa Idosa  supera mil atendimentos nos dois primeiros meses em Caxias do Sul

  • Keize Machado
  • 21/01/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Brigada Militar prende homem por receptação de mais de 370 eletrônicos em Caxias do Sul

  • 17/06/2026
ler post

Castramóvel é entregue à FSG e aguarda regularização para iniciar atendimentos

  • 17/06/2026
ler post

CIC Connection 2026 aborda inovações tecnológicas e a utilização do tempo de forma mais produtiva

  • 17/06/2026
Leia também
  • Caxias abre negociação para renovar contrato de meio-campista
  • Juventude supera o São Paulo pelo Brasileirão Sub-20
  • Escalação do Caxias: atacante retorna de suspensão diante do Maringá
  • Marcopolo fornece novos ônibus da Geração 8 para a Boa Esperança e reforça parceria histórica
  • Microempa inaugura Banco Vermelho alusivo ao combate à violência contra a mulher
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Baixe o Aplicativo Rádio Caxias

🎧 Leve a Rádio Caxias com você para onde for! 📱

Com o App da Rádio Caxias, você ouve nossa programação AO VIVO

✅ Escute os programas que você adora
✅ Acompanhe notícias em tempo real
✅ Interaja com a nossa equipe direto do app
✅ Receba notificações com os destaques do dia

📲 Baixe agora, é gratuito!
Disponível para Android e iOS.

Baixar agora.

Já tenho o APP Rádio Caxias

21/01/2026 - Atualizado em 22/01/2026 - 09:01

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar