Com a liberação do Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para toda à população, em Caxias do Sul, muitas dúvidas começaram a surgir sobre o assunto. Em entrevista à Rádio Caxias, o Superintendente da Caixa Econômica Federal na Serra Gaúcha, Aurélio Reolon, explica que quem realiza antecipação do saque-aniversário e possui saldo bloqueado não existe impeditivo para acesso do recurso, desde que haja algum valor ainda disponível.
De acordo com o superintendente, até o momento, em Caxias do Sul 2.811 trabalhadores realizaram o pedido do Saque Calamidade. No total, foram feitos 4.873 pagamentos, devido a algumas pessoas terem mais de uma conta vinculada ao FGTS com saldo. Esse montante já resultou em uma distribuição de R$7,5 milhões.
A solicitação ocorre de forma digital por meio do aplicativo FGTS, sem necessidade de comparecer a uma agência. Aurélio Reolon ainda explica a diferença entre o benefício Saque Calamidade disponível do momento, para o Auxílio Reconstrução. O Saque Calamidade está disponível até o dia 06 de agosto de 2024 e corresponde ao valor que o trabalhador tem disponível, com limite de até R$ 6.220 por conta vinculada.
Outra novidade que ocorre na semana que vem é a ampliação da coleta de biometrias no aplicativo, de forma que as mesmas passam a ser realizadas com auxílio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Detran. Além do saque, ocorre a pausa por 6 meses das prestações dos contratos habitacionais mesmo que o pagamento esteja em atraso por até 2 anos. A pausa habitacional deve ser realizada pelo telefone 08001040104.