O número está dentro de um recorte destacado pelo médico pneumologista, Eduardo Garcia, em reportagem à Rádio Caxias, que disse que em torno de 8 milhões de mortes por ano, que estão diretamente ligadas ao fumo, cerca de 1 milhão deste número, acontece com os não fumantes expostos ao fumo dos outros. Ele demonstra preocupação com esses dados.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição tabagística ambiental é a maior fonte de poluição em ambientes fechados e o tabagismo passivo, a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, perdendo apenas para o tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool.
O Dia Mundial sem Tabaco, lembrado nesta sexta-feira, 31 de maio, trabalha a conscientização sobre o consumo de dispositivos eletrônicos por crianças e jovens. A campanha lançada pelo Ministério da Saúde e seus parceiros traz o tema “Proteção das Crianças contra a Interferência da Indústria do Tabaco”, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Uma das preocupações dos médicos e especialistas é o uso do cigarro eletrônico. A população tem substituído o uso do cigarro normal por esse outro dispositivo, mas afinal, o cigarro eletrônico é realmente mais seguro que o convencional?
O objetivo é alertar para os perigos desses produtos, que são altamente nocivos para a saúde e causam dependência cada vez mais cedo.
Apesar de ser proibido no Brasil pela Anvisa, porém a comercialização ilegal costuma ser facilmente encontrada. De acordo com o doutor Eduardo, a diferença entre os dois mecanismos de fumo é que os efeitos do eletrônico vão ser sentidos em cerca de 20 a 30 anos. As substâncias liberadas pelo cigarro eletrônico até podem ser diferentes daquelas que o cigarro comum emite, mas, também provocam danos.
De acordo com a OMS, há 1,3 bilhão de usuários de tabaco em todo o mundo e a expectativa de vida dos fumantes é pelo menos 10 anos mais curta do que a dos não fumantes.
O tabaco é o único produto de consumo legal que mata até metade de seus usuários quando usado exatamente de acordo com as instruções do fabricante.