Após 10 anos, o centro cultural Instituto de Leitura Quindim fechará as portas. Localizado na Rua Sinimbu, o projeto atingiu mais de 63 mil pessoas presencialmente e 40 mil online. Atualmente, o espaço é utilizado por cerca de 1,3 mil famílias que fazem o empréstimo de livros e usufruem de iniciativas culturais promovidas.
Segundo a nota divulgada pelo Instituto Quindim, as portas do espaço estarão fechadas após o dia 30 de novembro. O prazo foi estipulado em um comunicado recebido pela presidência do local para desocupação das salas. Ao questionar o tempo de 30 dias para liberação a resposta foi de que a imobiliária precisa liberar o espaço e espera que o mesmo seja seguido.
Sobre realocar o projeto, o presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica, explica alguns empecilhos para o Quindim voltar a funcionar em um novo lugar. Afinal, diversas atividades eram promovidas pelo espaço e com auxílio da equipe cultural.
O Instituto de Leitura Quindim é uma entidade privada, sem fins lucrativos que não conta com apoio ou recursos públicos para se manter. Mesmo que seja de utilização pública.
Eventos que já estavam programados para novembro e dezembro devem ser cancelados para a mudança. Famílias que estão com os livros do Instituto terão que devolver o material.