A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul (SMTTM) lançou um novo edital para a contratação da empresa que fará a manutenção e recuperação asfáltica do Aeroporto Hugo Cantergiani. No processo licitatório anterior, duas empresas interessadas foram desclassificadas por não apresentarem o certificado de qualificação técnica exigido para o trabalho. A terceira empresa, apesar de cumprir os requisitos documentais, apresentou uma proposta cujo valor ultrapassava o orçamento municipal, tornando o contrato inviável financeiramente. O projeto da obra prevê a remoção da camada atual de asfalto e a aplicação de uma nova, sem a necessidade de intervenções na base da pista.
De acordo com o secretário, Alfonso Willembring Junior, os valores da tabela de insumos foram atualizados conforme os preços estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que regula o mercado de insumos derivados do petróleo, amplamente utilizados em obras de pavimentação. Com a abertura do novo edital, se espera que uma empresa qualificada seja selecionada para executar os serviços, que têm previsão de conclusão em quatro meses.
A redução dos voos diários, agora concentrados no período da tarde, deve liberar a pista por mais tempo, o que deve facilitar o andamento das obras. Os trabalhos devem ocorrer prioritariamente à noite, de forma que a pista esteja em condições de operação no dia seguinte.
A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas ocorre no dia 22 de novembro, na Central de Licitações (Cenlic), vinculada à Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL).