O Lar da Velhice São Francisco de Assis, em Caxias do Sul, realizou a inauguração de uma nova ala de convivência, nesta segunda-feira (4). A conclusão da obra que ampliou a estrutura do lar em mais de mil metros quadrados teve um investimento total de R$ 2 milhões.
O presidente do Lar da Velhice, Oidi Luiz Galeti, destacou as melhorias que vão beneficiar os 78 idosos que residem no local. A nova ala conta com quatro salas amplas, todas com paredes de vidro, permitindo uma vista privilegiada para a área externa e maximizando o aproveitamento da luz natural. Além das salas de convivência, a estrutura inclui uma recepção e quatro novos quartos, possibilitando a acolhida de mais oito idosos.
A fachada reformulada do lar também faz parte do projeto, que prevê a transferência da entrada principal para a parte dos fundos no futuro. Entre as próximas obras, está a construção de uma nova lavanderia, que já está em andamento, além de um depósito de lenha. O presidente enfatiza que o novo espaço foi projetado para ser inclusivo, com adaptações que facilitam a mobilidade e a acessibilidade dos residentes.
Os recursos para a ampliação foram obtidos por meio do Programa de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (Pró-Social) do Governo do Rio Grande do Sul. Este programa visa fomentar a articulação entre entidades de assistência social, empresas e o governo estadual, através de incentivos fiscais que permitem às empresas compensar até 100% do valor investido em projetos sociais com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).