O Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) aprovou, em reunião extraordinária realizada na quarta-feira (17), a abertura de 40 novos leitos provisórios no Hospital Geral de Caxias do Sul (HG). O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira (18) pela FUCS, por meio de uma nota.
A abertura dessas novas estruturas será viabilizada por meio do repasse de R$ 17,9 milhões do Ministério da Saúde. De acordo com o cronograma do Hospital Geral, os 40 novos leitos serão divididos entre 30 para clínica geral/enfermaria e 10 para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, sendo inaugurados de forma gradativa, começando pela UTI no mês de agosto.
O financiamento do Ministério da Saúde garante o funcionamento temporário desses leitos até dezembro deste ano. Em comunicado enviado ao município, o Ministério afirmou que providenciará os recursos necessários para a manutenção dos leitos conforme a disponibilidade orçamentária de 2025. Esses recursos deverão ser obtidos por meio do Programa de Trabalho “Atenção à Saúde da População para Procedimentos em Média e Alta Complexidade”.
A FUCS destacou na nota que a continuidade dos leitos depende desse repasse adicional. A fundação estima que, para o funcionamento permanente da nova ala, será necessário incorporar ao Teto MAC um valor de R$ 35,8 milhões.