Este ano, a Feira do Livro de Caxias do Sul celebra 40 anos. Para marcar a data, são esperadas muitas novidades, que serão divulgadas no dia 2 de setembro, durante o lançamento oficial para o público apaixonado por livros. Entre as novidades já divulgadas, se destaca a presença de atrações nacionais e até uma internacional. Além disso, a feira contará com uma ampliação de 25% das bancas, o retorno da área infantil e uma parceria com o Sesc.
Para comemorar a quadragésima edição, haverá o resgate de momentos históricos da feira, com a participação de ex-patronos. Dois patronos de edições anteriores, Dinarte Albuquerque Filho e Alessandra Rech, devem conduzir rodas de conversas. A patrona desta edição será a escritora caxiense Helô Bacichette, que, com foco na literatura infantojuvenil, pretende lançar o 30º livro, uma versão revisada de O Segredo da Escaramuça.
De acordo com o diretor do Livro, Literatura e Leitura da Secretaria da Cultura, Cássio Felipe Immig, os recursos foram ampliados e há uma boa captação, fundamentais para a confirmação das atrações. Ele destaca as expectativas para a edição.
A tradicional atração Passaporte da Leitura está confirmada. No projeto, escolas municipais recebem livros de diversos autores para trabalhar em sala de aula. Autores como André Neves, Antônio Prata, Cristino Wapichana, Eleonora Medeiros, Tino Freitas, Janaína de Figueiredo, Janaina Tokitaka, Jonas Piccoli, Pablo Moreno e Suzana Ventura já confirmaram presença. Além disso, uma programação especial para o Dia das Crianças, em 12 de outubro, está prevista.
Sobre os preços dos livros, o diretor ressalta que eles dependem de cada livreiro e banca, além das condições do mercado em geral. O regulamento da feira prevê um desconto de 20% nos livros. A feira ocorre de 27 de setembro a 13 de outubro, na Praça Dante Alighieri.