O incidente ocorreu na manhã de quinta-feira, 25 de julho, quando um curto circuito provocou um incêndio de pequenas proporções no prédio localizado no bairro Rio Branco. De acordo com a perícia técnica, o incêndio não deixou vítimas, mas resultou na interrupção dos serviços, uma vez que o local precisará passar por reformas antes de poder ser ocupado novamente.
A estrutura do prédio não foi comprometida, mas a rede elétrica sofreu danos significativos. A Receita Federal aguarda agora o laudo da perícia policial para confirmar as causas exatas do incidente. Segundo o delegado da Receita Federal, Leandro Tessaro Ramos, a expectativa é que uma licitação seja aberta até o início de 2025, permitindo o início das obras necessárias para a recuperação do espaço e a retomada dos serviços em um único local.
Enquanto isso, os serviços essenciais à população, como consultas sobre débitos e processos, estão sendo temporariamente realocados para a unidade do Tudo Fácil, no Shopping San Pellegrino. Esse atendimento, que ocorre das 13h às 17h, foi viabilizado por meio de uma parceria com o Governo do Rio Grande do Sul. O delegado Ramos destacou que, além desse atendimento emergencial, a Receita Federal de Caxias do Sul está avaliando a possibilidade de instalar provisoriamente seus escritórios em algum local privado ou em outro órgão público.
A previsão é que, com a abertura da licitação até o início do próximo ano, as obras possam ser realizadas e os servidores voltem a ter um local único de trabalho, enquanto a maioria continua em regime de home office.
Confira os registros dos locais atingidos pelo incêndio: