O novo Centro Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem da SMED (CEMAPE) será inaugurado nesta terça-feira (28), na Rua Vinte de Setembro, 2217, ao lado da Guarda Municipal. O CEMAPE tem o objetivo de oferecer atendimento especializado a crianças com dificuldades ou transtornos de aprendizagem.
O centro disponibiliza serviços conduzidos por uma equipe multiprofissional composta por psicopedagogos, fonoaudiólogos e psicomotricistas, oferecendo atendimento integral aos estudantes no contraturno escolar. O CEMAPE atenderá em média 60 estudantes por dia, de forma gratuita.
A coordenadora do centro, Tatiana Vergani, destaca a importância do atendimento, reforçando que avaliações técnicas nas escolas da rede municipal identificaram uma média de 8 a 10 alunos com laudo de dificuldade de aprendizagem por unidade escolar. Vergani explica que o público-alvo do serviço passa por um processo de triagem para priorizar os atendimentos.
Segundo a coordenadora, a equipe também dedica atenção especial aos alunos migrantes, contando com profissionais capacitados na alfabetização desses estudantes por meio de atividades e jogos inclusivos.
O centro opera com 12 profissionais, divididos nos turnos da manhã e tarde, ambos com carga horária de 40 horas semanais. As sessões, realizadas presencialmente, têm duração de 45 minutos cada, sendo duas por aluno, uma com a psicopedagoga e a outra adaptada conforme a demanda de cada estudante. Durante as sessões, os pais também recebem orientações para atividades a serem realizadas em casa.
Segundo a secretária de Educação, Flávia Vergani, a estimativa é de que o Centro realize cerca de 4.000 atendimentos por mês, com uma média de 60 atendimentos diários. Ela diz que a criação do CEMAPE é a realização de um sonho antigo da rede de ensino da cidade, que teve início há 15 anos. No ano passado, o projeto foi concretizado com a criação de um grupo de estudos e, neste ano, o centro tornou-se realidade.
Horário de Funcionamento
O CEMAPE funcionará de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 19h. Às sextas-feiras serão reservadas para reuniões de estudo e avaliação dos estudantes atendidos. Os alunos atendidos serão todos encaminhados pela escola. Lembrando que todos os atendimentos são gratuitos.