O serviço tem sido tratado como prioridade pela concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em vários municípios do estado. Enre eles, Caxias do Sul e a região da Serra Gaúcha. A parceria começou em 2023. Neste período, as equipes multidisciplinares realizaram mais de 5 mil podas e supressões em, pelo menos, 10 bairros de Caxias.
O consultor de Negócios para o Poder Público da Rio Grande energia (RGE), Rafael Dala Brida, avalia que o tema é delicado, principalmente, em função da grande quantidade de investimentos anunciados pela concessionária e que visam a melhoria no sistema elétrico. Ele esclarece que em torno de 60% das interrupções do serviço tem como causa principal, a vegetação que encosta na rede elétrica.
Rafael é categórico ao afirmar que a responsabilidade de realizar a poda de árvores, em área urbana, é do poder público. Entretanto, Rafael explica que compete a RGE, apenas, a eliminação do risco, ou seja, de realizar a limpeza da faixa junto à rede elétrica, no intuito de evitar tanto a falta de energia, quanto mitigar o risco de acidentes. Além disso, na opinião dele, essas podas também são importantes para evitar danos na tubulação e no calçamento das vias.
Rafael Dala Brida informa ainda que foi apresentado, recentemente, à Prefeitura de Caxias, um projeto intitulado “Arborização mais Seguro”. A finalidade é auxiliar a RGE e a Prefeitura na organização da vegetação no município. Uma vez que o projeto prevê que ao identificar árvores que representem risco iminente à rede elétrica, haveria a sua substituição, tendo como premissa a política de compensação do Município.