O presidente da Itália, Sergio Mattarella, foi recepcionado pelo governador Eduardo Leite durante visita, no início da tarde desta terça-feira (16), ao Centro Humanitário de Acolhimento Recomeço, em Canoas. Cumprindo agenda oficial no Brasil, Mattarella fez questão de vir ao Rio Grande do Sul para ver a situação vivenciada pelo Estado após as enchentes que ocorreram em maio e repercutiram em todo o mundo. Na oportunidade, em resposta a pergunta feita pela reportagem da Rádio Caxias, Mattarella falou sobre a visita ao Centro Humanitário de Acolhimento Recomeço e ainda, sobre as comemorações que irão acontecer no Rio Grande do Sul, em 2025, pelos 150 anos da Imigração Italiana no Estado gaúcho.
Mattarella e Leite percorreram o espaço do Centro Recomeço, ao lado do vice-governador, Gabriel Souza, e de autoridades federais e municipais. Os gestores foram recebidos por algumas das famílias que estão abrigadas no local. O governador lembrou a viagem oficial que realizou à Itália em abril deste ano, os 150 anos da Imigração Italiana e o momento difícil atravessado pelo Estado.
Segundo o governador, durante a visita, o líder italiano ficou especialmente comovido e feliz em ver o atendimento prestado pelo Centro Recomeço às crianças.
Aberto em 4 de julho, o espaço foi planejado pelo governo estadual, com o apoio de instituições parceiras, para assegurar uma assistência humanizada a famílias que perderam seus lares em razão da catástrofe.
O local, que acolhe cerca de 630 pessoas, conta com um espaço dedicado especialmente às crianças, repleto de brinquedos, onde elas recebem apoio psicológico e são acompanhadas por psicopedagogos e pediatras especializados em desenvolvimento infantil. O Centro é gerido pela Agência da Organização das Nações Unidas para as Migrações (OIM).
Após a visita ao Centro, o governador almoçou com o presidente no clube Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. Antes de deixar Canoas, Leite comentou alguns dos temas que seriam tratados com o presidente.