O atendimento ocorre todas as quartas-feiras, das 10h às 12h, no espaço dentro do Centro Administrativo Municipal. Para ser atendido, o agroindustrial familiar precisa fazer agenda prévia no site da Prefeitura, em agendamento.caxias.rs.gov.br. O serviço visa proporcionar apoio para o setor, tendo como objetivo a desburocratização e formalização dos empreendimentos.
Os profissionais da Sala do Empreendedor vão auxiliar em serviços de orientação, cadastramento e inscrições. Nesse contexto estão inclusas a elaboração e encaminhamento de projetos de crédito rural, por exemplo, cadastramento para participação em eventos de comercialização municipal, uso do Selo “Sabor Caxias do Sul” e inscrição no programa de serviços de máquinas pesadas.
O secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sdei), Élvio Gianni, explica que o trabalho visa capacitar e auxiliar quem já é empreendedor e quem está iniciando o processo. A prestação do serviço é uma parceria com a Secretaria da Agricultura (Smapa).
O atendimento de apoio para a agroindústria familiar tem alguns critérios. É necessário que o empreendedor seja proprietário de área rural menor que 48 hectares, e que utilize predominantemente mão de obra da família nas atividades. Além disso, que tenha, no mínimo e 50% da renda familiar de atividades econômicas vinculadas ao estabelecimento ou empreendimento.