Nesta quinta-feira (14), às 14h, o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da Serra realiza a Assembléia Geral para eleição e posse da nova diretoria executiva para a gestão 2024/2025. A cada dois anos, o órgão, que reúne 32 municípios na região e abrange uma população de cerca de 1 milhão de pessoas, elege 10 nomes para a executiva. Além disso, masi seis ao Conselho Fiscal, sendo três titulares e os respectivos suplentes. Tabém v´~ao ser eleito o novo Conselho de Representantes para os diversos segmentos do desenvolvimento econômico e social da região.
O grupo do Corede é formado por prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores, deputados federais e estaduais, senadores eleitos pela região, presidente dos conselhos municipais de saúde e de educação, e o Comitê de Gerenciamento do Taquari-Antas. Além de um outro grupo de integrantes que são instituições da sociedade civil organizada do setor Empresarial, de trabalhadores dos profissionais liberais, um conjunto grande de representação do setor público e do setor privado.
Para esta assembleia, foi realizada uma convocação para todos os representantes do Conselho, que ocorre nesta quinta. É necessária a presença de, no mínimo, 20 instituições para que a pauta seja efetivada. A presidente do Corede Serra, Monica Mattia reforça a importância de construir estratégias que colaborem para uma rápida inserção regional na nova economia.
O Corede/Serra, ao longo dos mais de 30 anos, sempre trabalhou com consenso em relação à diretoria que assumiria a gestão seguinte. Neste ano, uma única chapa foi inscrita, ou seja, mantendo a tradição, o resultado final será definido por meio de um consenso entre a diretoria atual.