Com a chegada do inverno os plantões de hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ficam ainda mais sobrecarregados. Questões respiratórias e sintomas gripais são as principais causas do acúmulo de pessoas nos pronto atendimentos nessa época do ano.
Com base nisso e no relato da lotação dos espaços por usuários a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) repassou alguns dados. Até o dia 20 de julho, considerada a 29ª semana epidemiológica do ano, Caxias teve 898 internações devido a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), destas 165 foram para a UTI. Enquanto isso, as UBSs e UPAs, tiveram um aumento nos atendimentos de síndromes respiratórias entre 8 e 20 de julho. Os números saíram de 954 para 1354, um aumento de 42%.
A médica infectologista do Controle de Infecção Municipal, Anelise Kirsch, comenta sobre a importância da vacinação, que serve como uma proteção adicional e cobre diversos vírus. Por isso, é ainda mais importante para os grupos de risco.
Na rede privada, o presidente da Unimed Nordeste-RS, André Leite, lembra que a procura elevada nessa época é normal. Ele explica que a triagem feita nos plantões auxilia no entendimento da gravidade de cada paciente. O médico comenta o perfil de quem mais frequenta as emergências.
A vacinação contra a gripe em Caxias do Sul segue aberta e disponível para todos os públicos. A população pode procurar uma das UBSs do Município para a aplicação do imunizante.