A instalação das hastes metálicas que sustentará o semáforo ocorreu na manhã desta quarta-feira (31), realizada por equipes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul. A ação foi iniciada após o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) informar ao prefeito, Adiló Didomenico (PSDB), que, conforme combinado em audiência em Porto Alegre, a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) deveria realizar melhorias no trecho. No entanto, segundo a prefeitura, não houve retorno da concessionária após várias tentativas de contato. Diante disso, o prefeito determinou a instalação dos equipamentos com recursos próprios do município. A concessionária esteve no trecho para fazer a remoção das hastes instaladas.
Ao saber do ocorrido, Didomenico esteve no local. Segundo ele, a instalação da sinaleira ocorre em um primeiro momento, como medida paliativa, em proteção a vida dos motoristas que trafegam na via. Ele salienta que não haveria necessidade da instalação pela prefeitura se outra solução tivesse sido apresentada.
Após a chegada do prefeito e conversa com a concessionária, foi decidido pela permanência das hastes. Uma reunião para debater as soluções do trecho foi realizada. Em nota, a Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) informou que , “está buscando uma medida de curto prazo para amenizar a situação do acesso ao bairro Forqueta e vai solicitar junto ao Poder Concedente a antecipação da rotatória alongada, que está prevista em contrato para 2026, visando a solução definitiva”.