As mudanças no secretariado ocorrem devido a atenção ao calendário eleitoral frente as eleições municipais 2024. Em cumprimento ao prazo de desincompatibilização de secretários e diretores previstos, a pasta do Meio Ambiente foi uma das sete que sofreu alteração. Desta forma, João Uez deixa a secretaria, que passa ser assumida por Daniel Amoretti Caravantes.
O advogado, com MBA em Gestão Empresarial, tem 43 anos. Foi diretor Jurídico e diretor de Negócios Internacionais da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Caxias (CIC). Membro da Câmara Técnica Permanente para Assuntos Jurídicos do Condema, além de assessor de bancada na Câmara de Vereadores. Na gestão municipal, foi diretor jurídico da Secretaria do Meio Ambiente, pasta onde atualmente era o diretor Geral.
Em cerimônia de posse, realizada na sexta-feira (5), Daniel Amoretti Caravantes, evidenciou que deve seguir na busca pela ampliação dos projetos da pasta. Conforme ele, na próxima semana ocorre reunião para definir a outorga que envolve a licitação para os serviços funerários do município, além do lançamento do edital para a construção do novo Centro Municipal de Proteção Animal.
O Termo de Referência que norteia o edital para o serviço funerário municipal foi encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) no mês passado. O edital será aberto para o credenciamento das empresas interessadas em participar do processo licitatório.
Enquanto o Centro Municipal de Proteção Animal deve servir como abrigo temporário para animais abandonados ou vítimas de maus-tratos. O espaço terá capacidade para abrigar cerca de 440 cães, 60 gatos e quatro animais de grande porte, com canis coletivos e individuais.