O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, deve gerar expectativas não apenas para os pequenos, mas também para o varejo. Conforme a pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL), o consumidor caxiense deve gastar, em média, R$ 294, com a compra de até dois presentes. Isso representa um aumento de 2,1% em comparação com o ano passado.
Os brinquedos continuam como o item mais desejado, com 62,2% das intenções de compra, seguidos por roupas e calçados (24,5%). A maioria dos entrevistados (75%) já sabe o que vai adquirir, sendo que 51,4% planejam gastar o mesmo valor de 2023, enquanto 27,9% pretendem investir mais. Entre esses que planejam gastar mais, 66,4% desejam oferecer um presente de maior qualidade, enquanto 22,1% citam o aumento no preço dos produtos como motivo.
Por outro lado, 45,3% dos consumidores pretendem reduzir os gastos, com 39,5% mencionando o aumento dos preços como a principal razão, seguido por menos crianças para presentear e situações de desemprego.
Outro dado relevante da pesquisa foi o crescimento da escolha pelo varejo online local, que passou de 1,1% em 2023 para 9,3% este ano. No entanto, o comércio de rua no Centro ainda lidera as preferências. O atendimento permanece como o principal critério para a decisão de compra, seguido pelo produto e pelas formas de pagamento.
A pesquisa também mostrou que os filhos são os principais destinatários dos presentes, com a maioria dos pais atendendo aos pedidos das crianças, que são fortemente influenciadas por propagandas e por conteúdos vistos no YouTube e na TV. Além de presentear, 63,4% dos caxienses planejam comemorar a data de forma especial, com destaque para almoços em casa e passeios.