O aeroporto regional de Vila Oliva é um dos projetos mais aguardados na Serra Gaúcha. Entretanto, alguns procedimentos necessários para o andamento do projeto estão atrasados e impactando a evolução da estrutura. Segundo a secretária de Planejamento de Caxias do Sul, Margarete Bender, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) está na fase final de análise do cronograma físico-financeiro.
O orçamento inicial de cerca de R$ 200 milhões já está sendo utilizado para a contratação de projetos. Logo, as equipes estão em busca de novos valores para investimento no aeroporto por meio da inclusão de projetos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Conforme Margarete, a SAC aponta que o montante inicial deve cobrir os serviços de terraplanagem, pista e sinalização. Para as questões arquitetônicas, segundo a secretária, será necessário um complemento de cerca de R$ 80 milhões.
Sobre a demora para avanço dos projetos, Margarete Bender, cita que a projeção era de que algumas etapas de licitação já estivessem adiantadas nessa etapa do ano. Porém, a secretária diz acreditar que um desenrolar da situação aconteça apenas após o período eleitoral.
Para simplificar o processo licitatório, o Executivo optou por separar em duas etapas a construção, sendo que a primeira envolve a infraestrutura, que é a mais pesada, por envolver movimentação de solo. Já a segunda etapa abrange o terminal de passageiros.