Convocado pelos vereadores, em requerimento aprovado na última semana, o secretário municipal de Gestão Estratégica e Finanças, Micael Meurer, compareceu na sessão legislativa desta quarta-feira (13). Ele foi prestar informações acerca do decreto nº 24.201, de 27 de abril de 2026. O documento do poder Executivo estabelece medidas de racionalização e contenção de despesas.
O titular da pasta pontuou que as medidas foram sugeridas pela equipe técnica da Secretaria para equilibrar as finanças. Meurer disse que os investimentos cresceram desde a época das enchentes, em maio de 2024, para atender a demanda da população. Todavia, diante do cenário financeiro atual, explicou que foi adotado um pacote de medidas para retomar o equilíbrio fiscal.
Ele lembrou que o Município não tem histórico de endividamento, não sendo o melhor caminho. Contudo, admitiu que entre as medidas propostas pode ocorrer a busca por financiamento para não travar investimentos na cidade. Ele pediu o apoio da Casa para a aprovação de futuras propostas. Disse que se nenhuma medida de contenção fosse adotada, a projeção de déficit estimada era mais de R$ 200 milhões neste ano, sendo R$ 90 milhões só na área da saúde.
Sobre as críticas recebidas pelo setor da Cultura, o secretário afirmou que não houve corte de investimentos, mas de horas extras por necessidade financeira. Meurer disse que situação similar ocorre com a pasta do Turismo e garantiu que os ajustes visam manter o pagamento das contas em dia, incluindo os salários.
Após a fala dele, cada vereador inscrito teve até cinco minutos para fazer apontamentos e questionamentos. Entre eles, Hiago Morandi (PL) disse que o cenário precisa ser esclarecido pelo chefe do Executivo e não por secretários. Cláudio Libardi (PCdoB) também cobrou a presença de Adiló Didomenico (PSD) e reforçou as dúvidas sobre qual o impacto para a população. Lucas Caregnato (PT) pediu ajuda ao secretário para explicar para a comunidade a redução dos serviços.
Por outro lado, os governistas Elisandro Fiúza (Republicanos) e Zé Dambrós (PSB) parabenizaram Meurer pelo trabalho. Dambrós disse que o Município precisa buscar novas fontes de arrecadação com a regularização de novas áreas na cidade.
A réplica do secretário também teve o tempo de 20 minutos. A fala completa e todas as perguntas realizadas podem ser conferidas no canal da Câmara no Youtube. Além de Meurer, o diretor-presidente da Codeca, Milton Balbinot, também foi convocado e ainda irá comparecer. Neste mesmo requerimento, o prefeito foi convidado a ir até o Legislativo.
