As negociações para a instalação do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra Gaúcha avançam com a criação de uma comissão encarregada de definir os cursos que serão oferecidos na instituição. A informação foi confirmada pela reitora da UFRGS, Márcia Barbosa, em entrevista à Rádio Caxias.
A comissão é coordenada pela professora Maria Beatriz Luce, primeira reitora da UFSC e responsável pela criação do campus da Unipam, e pela professora Liane Loder, responsável pelo campus do Instituto Eleitoral Norte da UFRGS. Márcia acrescenta que a comissão também conta com a participação dela, das técnicas Nara Magalhães, Gabriela Branco e Irma Bueno, além dos estudantes Hector de Oliveira, Jéssica Pereira da Silva e Marcela Duarte. O grupo é formado por profissionais com ampla experiência em avaliações técnicas de cursos, o que permitirá uma análise criteriosa das demandas regionais para definir os cursos mais adequados.
Como parte do processo de implantação da UFRGS na Serra Gaúcha, haverá um seminário na próxima terça-feira (12), organizado pela deputada federal Denise Pessôa (PT) e que vai contar com a presença da reitora. O evento ocorre às 19h, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, com o objetivo de dialogar com a população local. Além disso, conversas foram realizadas com a presidência do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS).
O Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS), localizado em Forqueta, é uma das opções cogitadas para sede da nova instituição. Segundo Márcia, o Governo Federal solicitou que a Caixa Econômica Federal realize uma avaliação orçamentária do espaço. A reitora afirma que, até dezembro, o projeto completo, incluindo os cursos a serem oferecidos e a infraestrutura necessária, deve ser apresentado.
A criação da Universidade Federal da Serra Gaúcha faz parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, que prevê a criação de dez novos campi universitários em diferentes regiões do país e melhorias na infraestrutura das 69 universidades federais existentes. A entrega preliminar do campus em Caxias do Sul está prevista para 2025.