A MASB Engenharia foi a empresa vencedora da licitação para a construção do novo Centro Municipal de Proteção Animal. A empresa é de Capitão Leônidas Marques, no Oeste do estado do Paraná. A instituição venceu com a proposta de R$ 7.831.600,00 para construção da estrutura, isto é 15,5% a menos do valor original da licitação. O orçado inicialmente era de R$ 9.047.091,44.
A partir desta terça, segundo o regulamento, a empresa tem cinco dias úteis para iniciar os trabalhos e até 12 meses para concluir a obra que vai ser paga por meio de financiamento contratado junto ao Badesul Desenvolvimento e com uma contrapartida do município. O canil municipal será instalado na localidade de São Giácomo, em Caxias do Sul. O terreno tem uma área total de 5,3 hectares, e é 13km distante do Centro da cidade. O acesso acontece pela ERS-122, via Estrada dos Romeiros.
O secretário do Meio Ambiente, Daniel Caravantes, explica que a nova estrutura vem para se tornar uma referencia no bem-estar animal. Ele aponta que a ideia da pasta é que o local seja uma passagem para os pets.
A capacidade total do novo prédio será para abrigar 504 pets, sendo 440 cães, 60 gatos e quatro animais de grande porte. O espaço vai ter canis coletivos e individuais, para cachorros idosos e bravios, para cachorras grávidas e filhotes, além de gatis.
O complexo ainda terá um prédio administrativo com ambulatório e alas no sistema de pré-moldados de concreto, para otimização de processos, custos e uma construção mais correta ambientalmente. Afinal, vai contar com placas fotovoltaicas para a geração de energia.