Fundada em 5 de novembro de 1984, a Associação das Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul (Microempa) completa 40 anos em 2024. E esta expressiva marca será reconhecida por meio do Prêmio Caxias do Sul, que será concedido pela Câmara de Vereadores no dia 21 de agosto. A cerimônia será realizada no Plenário Nadyr Rossetti, a partir das 19h desta quarta-feira.
A Microempa é a maior entidade representativa das micro e pequenas empresas do Estado. Com foco no futuro e no crescimento local, a Microempa disponibiliza produtos e benefícios, além da Vitrine Virtual, plataforma coletiva de sites onde os associados divulgam suas mercadorias e serviços, tornando suas empresas cada vez mais digitais. O presidente da Microempa, Pedro Steffens, falou sobre a honra de receber o prêmio e como o trabalho da entidade vem sendo desenvolvido ao longo das 4 décadas.
A entidade trabalha atualmente com 15 Núcleos Setoriais, onde os empreendedores de um mesmo segmento reúnem-se periodicamente para trocar experiências. Contando com mais de 3 mil associados, a Microempa possui o compromisso com o incentivo aos negócios internacionais, estando na coordenação do PEIEX, Programa de Qualificação para Exportação a 3 anos. O programa desenvolvido pela Apex-Brasil em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Erechim, somente em 2023, capacitou 155 empresas gaúchas, que exportaram cerca de R$ 41 milhões.
Sobre o prêmio
Concedido pela Câmara Municipal, o Prêmio Caxias do Sul é dado para pessoas, entidades ou locais que se destacam em serviços prestados à comunidade de Caxias do Sul, nos mais diferentes campos de ação. Em razão do período eleitoral, a cerimônia será gravada para posterior transmissão na grade da TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET), sendo disponibilizada também no canal do parlamento no YouTube.