Esta semana, a rotina escolar foi retomada nas escolas públicas de Caxias. Na rede estadual, cerca de 20 mil estudantes retornaram às salas de aula, na última segunda-feira (19). Outros 31 mil iniciaram o ano letivo, nas escolas municipais, na terça-feira (20). O início do ano letivo traz a preocupação dos pais com o transporte escolar, até porque, alguns bairros carecem de um serviço regular.
O secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Caxias, Alfonso Willenbring Júnior, explica que existem cerca de 520 empresas cadastradas no Município e que realizam esse tipo de serviço. No entanto, ele também esclarece que o número já foi maior, principalmente, se comparado ao período pré-pandemia. Tendo em visto que o setor foi muito impactado pela Covid-19, diante do afastamento das salas de aula.
Willenbring lembra que muitas dessas empresas acabaram fechando por falta de caixa. Fato que se reflete no serviço prestado atualmente. Ele citou o bairro Cidade Industrial, que contava com poucos profissionais atuando na área. O secretário esclarece que a Secretaria acionou a Associação de Moradores, a fim de entender melhor a situação e, com isso, conseguiu solucionar o problema.
Alfonso Willenbring orienta aos pais que, ao contratar o serviço especializado, procurem saber se as empresas estão devidamente credenciadas junto ao Município. Para isso, basta acessar o site da Prefeitura de Caxias, procurando por “Empresas Credenciadas/Caxias Escolar”. Conforme o secretário, isso é uma garantia que esses veículos foram devidamente vistoriados e estão em situação regular, ou seja, em condições de atuar no transporte seguro de estudantes.