A primeira edição do evento ocorre no dia 18 de setembro no auditório do SEST/SENAT. As inscrições serão cadastradas no próprio dia do evento, na recepção aos seminaristas. O workshop acontece das 8h às 17h e possui entrada gratuita.
A programação do Seminário conta com conversas com servidores da Fiscalização de Trânsito e das Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, além de bate-papo com empreendedores e funcionários do SEST SENAT. Na pauta, de acordo com um dos palestrantes e gerente da Escola Pública de Trânsito, Carlos Beraldo, serão discutidos temas como segurança operacional e atualização de leis e legislações específicas do serviço. Segundo Beraldo, existem vários aspectos que contribuem para a segurança no transporte escolar por vans e ônibus e todos devem ser rigorosamente observados. Entre eles estão a manutenção e inspeção dos veículos, condutores qualificados, protocolos de segurança, além de rotas seguras e planejadas.
Beraldo ainda destaca a dificuldade que os motoristas que atuam em diferentes rotas, atendendo principalmente aos turnos da manhã e da tarde, que reclamam da falta de respeito de condutores de carros, que estacionam irregularmente para deixarem seus filhos na escola, em um espaço que seria destinado exclusivamente aos veículos coletivos escolares. Os transportadores relatam que, por conta disso, acabam sendo obrigados a pararem em locais que colocam em risco a segurança dos passageiros, além de colocarem-se em uma situação de vulnerabilidade perante a aplicação de multas de trânsito.
O Seminário é uma parceria da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT).
O SEST/SENAT fica localizado na rua Luís Francescuti, nº 41, no bairro Pioneiro. O cadastramento inicia às 7h45 e a abertura oficial está agendada para às 8h, com pausa para o almoço das 12h às 13h30 e encerramento às 17h. Todos os participantes serão agraciados com certificado de participação.