Uma forte chuva atingiu Caxias do Sul no começo da noite desta segunda-feira (29). A chuva chegou com intensidade e fortes ventos, chegando inclusive a derrubar uma árvore (foto) na Rua Ernesto Zanrosso, bairro Santa Catarina, próximo a empresa Hyva, onde o trânsito ficou totalmente bloqueado.
Com a chuva forte, alguns pontos da cidade registraram alagamentos. Um deles na Perimetral Rubem Bento Alves com acumulo de água na pista. Ainda no viaduto Campo dos Bugres (Rótula Nelson Bazei) no bairro Sanvitto. No local, segundo registros de populares, carros e motos ficaram ilhados sem a possibilidade de trafegar pela via.
Outros pontos na cidade que registraram alagamentos foram em frente ao Estádio Centenário; na rotatória da encruzilhada de Ana Rech na saída do bairro São Cristóvão; nas Ruas, Vereador Mário Pezzi com a Vinte de Setembro no centro da cidade; na Avenida Doutor Mário Lopes no bairro Fátima, na conhecida curva da zona na BR- 116, na Rua Matteo Gianella, em frente ao Supermercado Via Atacadista, na Rua José Arlindo Fadanelli, no bairro Esplanada; na Estrada Municipal Vereador Marcial Pisoni e também na Rua Ângelo Chiarello, entre as Ruas Pio XII e Euzébio Beltrão de Queiroz.
Comunicado da Prefeitura
Ainda na noite desta segunda-feira (29), a prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), emitiu um comunicado à população, informando que a Fiscalização de Trânsito estava sinalizando e bloqueando vias após fortes chuvas registradas no final da tarde. Os pontos registraram grande acúmulo de água. Como seguia chovendo na noite, o objetivo foi prevenir acidentes e mais transtornos aos motoristas que trafegavam pelas vias.
Segundo a prefeitura, dois pontos foram bloqueados. O trecho da RS 122, alça de acesso à Perimetral Sul no viaduto Campo dos Bugres (Rótula Nelson Bazei) e bloqueio total da rua Avelino Antonio de Souza, no bairro Fátima (rua do IFRS). Há sinalização também na rua Ernesto Alves, próximo à rua Treze de Maio, no bairro Lourdes, devido a um buraco no asfalto que cedeu.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti, acompanhou as áreas com registro de acúmulo de água, já conhecidos e monitorados pela secretaria como por exemplo na rua Julio Calegari, no bairro Esplanada (em frente à garagem da Visate), no entorno do Estádio Centenário, próximo ao Panela Velha, na rua Mário Lopes, no bairro Fátima, na Perimetral Sul com a Av. Salgado Filho, entre outros. Conforme ele, a pasta municipal tem feito manutenções periódicas nas redes de drenagem desses locais e limpezas constantes nas bocas-de-lobo.
“A gente sabe que quando dá uma forte chuva em pouco tempo há esses transtornos. E só não são maiores devido aos piscinões já construídos pela cidade. Acreditamos que os próximos quatro piscinões que pretendemos construir vão reduzir ainda mais esses transtornos. Ficamos sensibilizados com a comunidade que a cada chuva que tem suas casas ou estabelecimentos alagados. Não conseguimos mandar a equipe no tempo, mas amanhã faremos o levantamento desses locais”, completou Soletti.
Problemas pela região
Incidentes foram registrados também pela região devido às intensas e fortes chuvas desta noite de segunda-feira. Conforme a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), no Km 38 da RS-122, em São Vendelino (sentido Vale do Caí – Serra), existe um estreitamento de pista, após a queda de uma árvore, sem previsão de liberação.
Alagamentos registrados também no município de Carlos Barbosa. O Corpo de Bombeiros local atua em diversos pontos da cidade e interior e trabalha na desobstrução da BR-470, entre a cidade e o município de Barão.
Em Garibaldi, também ficaram alagadas diversas ruas centrais e do interior. Os bombeiros atuavam até o final da noite na desobstrução de duas pistas da Rota do Sol, no Km 75.
Em Gramado, na Região das Hortênsias, foram registrados pontos de alagamento nos bairros Carniel e Várzea Grande. Já em Canela, houve um destelhamento no Hospital de Caridade. Não se descarta a retirada de pacientes para outras alas depois do ocorrido. A cidade também registrou alagamentos pela chuva nos bairros Santa Marta, São Luiz, Leodoro Azevedo e São José.